Náutico

NÁUTICO

Na era Dal Pozzo, Náutico tem mais da metade dos seus gols provenientes de bolas paradas

Dos 39 gols marcados nos 26 jogos sob o comando do atual treinador, 21 foram marcados a partir de escanteios, cobranças de faltas ou pênaltis

postado em 31/01/2020 19:45 / atualizado em 31/01/2020 20:00

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Comandante da primeira conquista nacional do Náutico, a Série C de 2019, o técnico Gilmar Dal Pozzo implementou no Timbu uma característica de jogo bastante empregada no seu modo de entender futebol, que é a valorização da bola parada. Para compreender melhor a forma como esse recurso vem sendo utilizado, o Superesportes se debruçou sobre todos os gols marcados na “Era Dal Pozzo” e verificou que em 54% dos tentos anotados pelo Timbu desde que o ex-goleiro chegou ao comando da equipe foram a partir cobranças de infrações ou pênaltis ou lançamentos em escanteios, laterais e faltas. 

O próprio comandante Timbu enfatizou o uso da bola parada em seu modelo de jogo e enfatizou que ela só se torna uma alternativa viável devido ao volume de jogo construído pela equipe alvirrubra. Gilmar coloca ainda que isso ocorre de maneira efetiva graças à um especialista presente no elenco do Náutico, que é o meia Jean Carlos, responsável assistências e gols, entre eles o pênalti decisivo que possibilitou a disputa na marca penal que classificou o Náutico à Série B 2020.

“É uma coisa que me orgulho muito na profissão. A gente trabalha muito na bola parada e por isso estamos fazendo os gols. Isso só acontece porque gente trabalhamos muito a bola e temos volume. Temos um cara que bate muito bem, que é muito forte como é o Jean Carlos. Eu sei como é difícil, pois é uma bola forte e com muita precisão. Temos uma equipe que ataca bem no primeiro pau e jogadores que aproveitam bem na segunda trave, como o Matheus (Carvalho)”, destacou Dal Pozzo.

O atacante, inclusive, é um dos artilheiros do time em 2020, com dois gols em três das quatro partidas do Náutico, que ele disputou. E nas duas ocasiões, Matheus aproveitou cobranças de escanteio que contaram com desvios na primeira trave e fechou na segunda para empurrar a bola para dentro. Foi assim diante de River-PI, pela Copa do Nordeste, e Decisão Bonito, pelo Estadual. 

Em âmbito geral, o líder em gols marcados através de bolas paradas desde a chegada de Dal Pozzo ao Náutico é o atacante Álvaro. Dos seis gols que o jogador marcou pelo Timbu, todos na campanha da Série C, sendo cinco na reta final, quatro foram em bolas alçadas na área através de cobranças de faltas, laterais e escanteios. O maior destaque foi na partida contra o Juventude, na semifinal da Terceira Divisão, quando o jogador marcou os dois gols que levaram a decisão para os pênaltis, que acabou com o Náutico triunfando contando com o brilho de Jefferson. 
 
 
Se levarmos em consideração apenas o ano de 2020, dos sete gols marcados pela equipe do Náutico, cinco deles foram provenientes de bolas paradas, sendo dois marcados por Matheus Carvalho em cobranças de escanteio (River e Decisão), um por Jean Carlos em cobrança direta de falta (Decisão), um de Kieza, em bate-rebate após cobrança de escanteio e, por fim, um gol contra de Chico, na estreia da temporada, pelo Estadual, diante do Sport. 

Esses números contribuem para o bom aproveitamento de Dal Pozzo à frente do Náutico na sua segunda passagem. Nos 26 jogos disputados, até então, foram 14 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas, sendo a última contra o Juventude, na primeira partida da semifinal da Série C, no dia 15 de setembro. 

Veja os jogos com gols marcados a partir de bolas paradas na Era Dal Pozzo

Náutico 2 x 0 Campinense (Rafael Oliveira)
Confiança 1 x 1 Náutico (Luiz Henrique)
Náutico 2 x 2 Globo (Assis)
Sampaio Corrêa 0 x 2 Náutico (Wallace PE e Thiago)
Náutico 2 x 1 Botafogo-PB (Fernando Lombardi)
Náutico 3 x 1 Confiança (Rafael Oliveira)
Náutico 2 x 1 Sampaio Correa (Jimenez)
Botafogo-PB 0 x 1 Náutico (Álvaro, em lateral)
Náutico 3 x 1 Santa Cruz (Diego Silva)
Náutico 2 x 2 Paysandu (Jean Carlos)
Náutico 2 x 1 Juventude (Álvaro 2x)
Náutico 3 x 1 Sampaio Corrêa (Contra e Jhonnatan, em lateral)
Sampaio Corrêa 2 x 2 Náutico (Alvaro)
Náutico 1 x 1 Sport (Contra)
Náutico 1 x 1 River (Matheus Carvalho)
Náutico 4 x 0 Decisão (Kieza, Matheus Carvalho e Jean Carlos)