Náutico

NÁUTICO

Náutico defende paralisação dos torneios por coronavírus, mas pede planejamento

Gerente de futebol do clube, Ítalo Rodrigues demonstrou preocupação com a doença, mas reiterou necessidade de federações programarem pausa

postado em 16/03/2020 17:15 / atualizado em 16/03/2020 17:21

(Foto: Léo Lemos/CNC)
Na tarde desta segunda-feira, o Brasil já tinha registrado 234 casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Inúmeras medidas de preventivas, para impedir o maior alastramento da pandemia vem sendo tomadas em todo o país e, em Pernambuco não é diferente. Para o gerente de futebol do Náutico, Ítalo Rodrigues, porém, é necessário realizar a parada, por motivos de saúde, mas também planejar como ela funcionará, de forma a não atrapalhar os clubes.

“Acho que no primeiro momento a gente precisa pensar de fato na vida, no ser humano, nas pessoas que correm mais riscos, na disseminação disso. Não cabe muito bem a mim falar, porque a gente precisa confiar nas autoridades, na forma em que eles estão interpretando a forma de estancar essa situação. Para a gente,obviamente não é bom. A gente vem numa sequência de trabalho”.

Ítalo também alertou para o prejuízo financeiro causado pelos jogos com portões fechados, defendendo a paralisação total das competições. “Financeiramente, acredito que é melhor parar do que jogar de portões fechados, sem dúvida alguma. Tem a possibilidade e a problemática das datas se parar, mas todos os outros problemas a gente pensa depois”.

Com o time passando por uma má fase, Ítalo lembrou que o tempo parado poderia ser uma oportunidade para o time fortalecer os trabalhos, mas uma pausa indeterminada também seria negativa para o planejamento alvirrubro, que precisa ter previamente uma ideia do tempo de paralisação.

“Na situação do Náutico, pode ter certeza que esse tempo seria aproveitado para trabalhar ainda mais. Mas óbvio que a gente não pode ficar com tempo indeterminado somente trabalhando, 30, 60 ou 90 dias. A partir do momento que forem suspensos os campeonatos de forma oficial, o que acredito e incentivo que deva ser, a gente precisa passar a ter outro posicionamento das autoridades do futebol. Qual a expectativa de tempo? As autoridades de saúde com certeza têm uma ideia. Não tem um tempo determinado? A gente precisa ter para se programar, de algum posicionamento para o retorno. Mas dizer que avisarão um tempo antes da volta para poder se programar”.

IMPRENSA

No final da tarde, o clube divulgou um comunicado à imprensa com alguns alertas sobre a cobertura do dia a dia do clube. Entre os anúncios, a equipe suspendeu, por tempo indeterminado as entrevistas coletivas, além de restringir às entrevistas exclusivas com os atletas aos contatos telefônicos. O clube também restringiu o número de jornalistas permitidas por cada veículo de comunicação no acompanhamento de treinos.