
Anunciado pelo Timbu há 12 dias, o atleta foi diagnosticado com uma lesão parcial no ligamento cruzado do joelho e, caso não seja aprovado pelo DM, deve retornar ao ABC. "É assunto médico, não é técnico. Estamos esperando o departamento médico se posicionar e estamos fazendo isso conversando com o empresário do atleta, que o tempo inteiro teve uma conduta muito correta com o clube”, afirmou Diógenes, que ainda alertou para a expectativa alvirrubra de poder contar com João Paulo Penha na temporada.
“Não vamos nos posicionar publicamente sem conversar com o atleta. Então vamos aguardar o departamento médico dar o aval se for continuar, o que a gente espera que continue”, disse o vice-presidente alvirrubro, reforçando a vontade de definir a situação “o mais rápido possível tanto para gente quanto para o atleta”.
Diógenes Braga ainda explicou sobre a possibilidade de o Náutico voltar ao mercado, caso o meia-atacante não siga no elenco alvirrubro. “Toda contratação no Náutico passa pelo setor, como tem que ser, passa pelo departamento de análise de desempenho e pela própria diretoria”, afirmou.
Carreira
Atuando centralizado na armação ou como ponta-esquerda, João Paulo começou sua carreira no Rio Branco/ES. Destaque na equipe capixaba, teve empréstimos à base do Internacional antes de chegar ao Bahia, em 2015. Do Tricolor, ele foi emprestado para CSA, Fortaleza e CRB. Depois, ele seguiu carreira em Ferroviária/SP, Sampaio Corrêa, retorno ao Rio Branco/ES, Londrina e ABC, onde estava antes de acertar com o Timbu.
As lesões de joelho já vêm afetando o plantel Timbu desde o final da temporada 2019. Além de João Paulo Penha, o Náutico teve outras duas baixas neste ano por problemas no ligamento cruzado, sendo eles os atacantes Álvaro e Matheus Carvalho. Ambos já foram operados, com o primeiro com expectativa de retorno no final do ano e o segundo com volta programada apenas para 2021. Antes deles, o zagueiro Camutanga, já tinha sofrido com o mesmo problema, sua volta estava prevista para o próximo mês de julho.
Além de João Paulo Penha, o Náutico contratou os atacantes Dadá Belmonte, que chegará apenas para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, e Thiago, que retorna por empréstimo após ser vendido para o Flamengo no final de 2019. Além deles, o alvirrubro também recebeu o meia paraguaio Junior Brítez, que defendeu o time sub-23 da Ponte Preta no último ano.