Náutico

NÁUTICO

Finalizando recuperação, Camutanga busca alcançar 100% e briga por vaga na defesa

Depois de cirurgia no ligamento do joelho, defensor destacou necessidade de foco para período de trabalho solitário no CT durante pandemia

postado em 03/07/2020 07:45 / atualizado em 03/07/2020 08:18

(Foto: Caio Falcão/CNC)
Quase nove meses após sofrer grave lesão no joelho em um dos melhores momentos da carreira, quando foi um dos destaques do Náutico na conquista da Série C do Campeonato Brasileiro, Camutanga vive a expectativa de voltar a entrar em campo pelo Timbu. Fazendo os primeiros trabalhos com bola desde o início da reabilitação neste período de retorno após a paralisação das competições, o zagueiro busca recuperar seu condicionamento físico e técnico ideal para entrar na briga por uma das vagas na zaga alvirrubra. 

"Estou me sentindo bem, o jogador fica um pouco receoso os primeiros trabalhos com bola, por conta do giro, mas no dia a dia estou melhorando, estou bem. Ainda não estou 100%, mas espero ficar logo, o jogador costuma ficar 100% quando começar os jogos, que é quando adquirimos mais ritmo, mas nos treinos já estou mais confiante e agora é só esperando a volta dos campeonatos", explicou o zagueiro. 

Um fato curioso da recuperação do jogador foi o início do seu trabalho de transição física. Enquanto a maioria do elenco fez os trabalhos físicos em casa sob orientação dos preparadores do clube, Camutanga retornou aos gramados para iniciar a retomada do seu condicionamento em um trabalho solitário nos gramados do CT Wilson Campos. Por isso, o zagueiro destacou a importância de manter-se focado para recuperar-se dos quase nove meses de inatividade.

"Foi um momento difícil para todo mundo. Eu chegava e não tinha os companheiros treinando, muitas vezes vinha trabalhar só. Tive que tirar uma motivação e focar para me recuperar durante esse período da pandemia. Voltei bem junto com todos os atletas e no dia a dia estou melhorando a parte física e técnica que é a mais difícil de melhorar, porque já são quase nove meses sem jogar nenhuma partida. Essa questão tem que vir de dentro de você e sabemos que precisamos melhorar para quando voltar as competições estar bem e ajudar a equipe", salientou.

Cada vez mais próximo de se tornar opção para o técnico Gilmar Dal Pozzo, o atleta de 26 anos pregou o respeito pelos companheiros que iniciaram a temporada, mas se colocou à disposição para entrar na briga, algo que pode ser importante para o elenco, uma vez que Ronaldo Alves, contratado para ser um dos esteios da defesa alvirrubra no ano se recupera de cirurgia no tendão de Aquiles. 

"É uma briga boa, temos peças para o professor optar quem vai ser os dois titulares que vão jogar. Eu terminei o ano passado bem, mas é um novo ano, tenho que voltar a treinar bem para poder recuperar a vaga, respeitando os meus colegas de posição, que são grandes atletas. O jogador que estiver melhor no dia a dia é quem vai jogar, o professor é quem vai optar pelos dois zagueiros e eu vou trabalhar para buscar a minha posição", destacou Camutanga.

Atualmente, o plantel conta com Diego Silva (parceiro de Camutanga no título da Série C), Fernando Lombardi e Rafael Ribeiro, além dos pratas da casa Carlão e Itambé. Fora Ronaldo Alves, o Timbu ainda espera a recuperação de Rafael Dumas, que também se reabilita de problemas no joelho desde a partida contra o Afogados da Ingazeira, disputada em fevereiro pelo Pernambucano.