Náutico

NÁUTICO

Diógenes Braga fala em 'problema' de choque de datas, mas celebra retomada da Copa do NE

De acordo com vice-presidente do Náutico, clube não irá abdicar de nenhuma competição, mas não forçará jogadores do elenco 'além do normal'

postado em 08/07/2020 18:46 / atualizado em 08/07/2020 18:58

(Foto: Léo Lemos/CNC)
Pela primeira vez desde o retorno aos treinos, no último dia 15, o Náutico iniciou suas atividades no CT Wilson Campos sabendo o dia em que deverá entrar em campo. Isso se deve ao fato de que na noite da segunda-feira, a Copa do Nordeste definiu a data de retomada da competição para os dias 21 e 22 de julho, quando devem ocorrer as partidas da última rodada. Agora, essa data passará a nortear a preparação do clube e foi bastante festejada pelo vice-presidente Timbu, Diógenes Braga. 

"Ter o dia 21 como o dia de recomeço da Copa do Nordeste nos dá um norte muito grande. Você ter uma data significa muita coisa, pois todo o trabalho é projetado com uma data-alvo. Os treinamentos não são feitos de maneira aleatória. Por isso, quando se faz um planejamento de treinos, seja de uma semana, duas ou três, se faz com o objetivo de chegar em uma determinada data na melhor condição possível. Não só para a parte física como para a parte técnica e tática também, pois se sabe o quanto pode forçar com os atletas para que se possa evoluir e o que é necessário poupar", comentou. 

Porém, esta data de retorno, após a primeira quinzena de julho e bastante próxima do início da Série B, também coloca a possibilidade de que haja um choque entre as datas do torneio estadual e do regional, algo que é reconhecido como um problema dentro da diretoria alvirrubra, em contraponto com o que defendeu o presidente da FPF, Evandro Carvalho, em entrevista ao Diario de Pernambuco. Apesar disso, Diógenes aponta que o Náutico não irá optar por uma competição em detrimento da outra. 

"O choque de datas é um problema. Você tem o estatuto do torcedor, tem legislações que colocam que as partidas não podem ocorrer em um intervalo menor do que 72 horas. Agora, se o momento não permite outra possibilidade, teremos de nos enquadrar. O Náutico não irá submeter seus atletas a um esforço além do normal, não vai expor o atleta a uma situação que ele não tenha condição de responder, não somente pela saúde do atleta, mas pelo planejamento que temos até o final do ano."

"Pretendemos avançar nas duas competições. Não iremos abrir mão de uma competição em detrimento da outra e, se por ventura, tivermos de jogar com times diferentes, nós iremos jogar. Confiamos em todos os jogadores que estão aqui. Precisamos ter uma responsabilidade muito grande, pois o Náutico já foi muito penalizado esse ano com perda de atletas e nós não iremos arriscar. Esse ano nós conseguimos ter no time - e no elenco - uma quantidade enorme de jogadores que conseguem decidir uma partida e não podemos arriscar isso. Teremos que trabalhar com o grupo e provavelmente usá-lo todo", finalizou.