Náutico

NÁUTICO

Para não depender de outros resultados, Náutico precisará quebrar tabu contra o Bahia

Jogando por competições oficiais, Timbu nunca bateu o Bahia como visitante; último triunfo alvirrubro em Salvador foi em amistoso há quase 30 anos

postado em 20/07/2020 19:00 / atualizado em 20/07/2020 19:04

(Foto: Felipe Oliveira/Bahia)
Ocupando a terceira colocação do seu grupo com 11 pontos em oito partidas, o Náutico enfrentará o Bahia, pela última rodada da Copa do Nordeste, precisando da vitória no confronto para que sua classificação às quartas de final não dependa de outros resultados. Porém, além do desafio contra um adversário que disputa a Série A e lidera sua chave no regional, juntamente com o Fortaleza, com 14 pontos ganhos, o Timbu também terá de lidar com o fato de nunca ter vencido o Tricolor de Aço como visitante em competições oficiais.

Historicamente, Náutico e Bahia já se enfrentaram em 64 oportunidades, sendo delas 38 em competições oficiais como Brasileirão, Série B, Taça Roberto Gomes Pedrosa, Taça Brasil, Copa do Nordeste e Torneio dos Campeões. Destes jogos, os baianos receberam os alvirrubros como visitantes 19 vezes, mantendo sua invencibilidade até então.

O retrospecto atual aponta para cinco empates e 14 triunfos do Tricolor, sendo a maioria pela vantagem simples (1 a 0). Pelo Nordestão, especificamente, são três encontros, com três vitórias do Bahia em Salvador. Vale ressaltar que houve um quarto jogo, mas ocorreu em campo neutro, pelo regional de 1994, e acabou empatado.

Analisando o histórico geral do confronto, considerando também jogos amistosos, a última vitória do Timbu em território baiano aconteceu em 5 de agosto de 1990. Além deste embate, o Náutico venceu outras quatro vezes fora de Pernambuco. Sendo a primeira em 1954, quando bateu os tricolores por 1 a 0. Entre esses triunfos também se apresenta um 2 a 1, na disputa do Torneio RN, realizado em Natal, no ano de 1975.

Se levarmos em consideração os jogos no Recife, o confronto se torna menos desigual, uma vez que nos 18 jogos oficiais disputados na capital pernambucana, o Náutico venceu oito, com seis empates e mais quatro triunfos do Bahia.

Situação em 2020

O cálculo alvirrubro para a classificação é bastante simples. Em caso de vitória, o Timbu se classifica automaticamente. Se tropeçar, os pernambucanos terão de torcer para que ao menos um dos seus concorrentes diretos - Ceará e Santa Cruz - também tropecem em seu jogo pela última rodada. Os cearenses enfrentam o CRB e o Tricolor do Arruda tem o River-PI, que já está eliminado, pela frente. Excetuando Fortaleza e América-RN, duelo entre um clube classificado e um eliminado, todos os jogos do retorno do Nordestão ocorrem na próxima quarta-feira, às 20h.

Retrospecto em jogos oficiais

38 partidas
8 vitórias do Náutico
12 empates
18 vitórias do Bahia

Retrospecto do Náutico como visitante

19 jogos
14 vitórias do Bahia
5 empates
0 vitória do Náutico