Sport

SPORT

Após noite com time ultra-ofensivo, Eduardo indica Sport mais comedido: 'Foi uma situação'

Treinador justificou escolhas afirmando que precisava arriscar para vencer

postado em 19/02/2015 23:17 / atualizado em 20/02/2015 00:18

Pedro Galindo /Especial para o Diario , Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Para vencer o Socorrense, o Sport teve que fugir bastante do seu tradicional estilo de jogo comedido e pragmático. No intervalo, com o placar empatado em 0 a 0, Eduardo Baptista resolveu arriscar: tirou o lateral direito Alex Silva para colocar na posição o atacante Felipe Azevedo, e tirou o volante Danilo para colocar Régis, meia. Mudanças que terminaram surtindo efeito, mas que não devem ser repetidas pelo treinador em ocasiões futuras.

Foi o que declarou o próprio Eduardo, na coletiva após a partida. Perguntado se havia chance de apostar novamente no time que terminou o jogo da noite desta quinta-feira, o treinador rechaçou a possibilidade de maneira enfática. “(Chance) nenhuma, o time fica muito vulnerável. Precisava ganhar o jogo, a vitória para a gente traz conforto e qualquer outro resultado traria pressão grande. Foi uma situação hoje, arrisquei. Poderia ser chamado de ‘Professor Pardal’, como muitos falam. Foi decisão minha, reponsabilidade minha. Ser treinador é coragem”.

Evitando se prender a uma análise tática do resultado, o técnico preferiu exaltar o comprometimento de seus atletas, que viraram o jogo para garantir ao Leão sua primeira vitória na Copa do Nordeste. “Não podemos sofrer como hoje, temos que evoluir. Hoje fomos guerreiros, tomamos gols, fomos para cima. Saio contente não pela produção tática, mas pelo espírito de luta. Antes de falar taticamente, o time tinha que acordar na determinação e conseguiu isso”, afirmou.

Sobre a mudança que transformou o jogo - a entrada de Felipe Azevedo -, Eduardo declarou que não cogita repeti-la, e justificou dizendo que apostou no jogador para a posição apenas por uma conjuntura da partida. “Felipe Azevedo é um atacante. Pode jogar por dentro, como terceiro homem de meio... não é lateral. Precisava do resultado hoje e tinha que fazer algo. Estávamos trabalhando no dia a dia, ano passado ele treinou ali, e eu precisava dessa característica dele de velocidade”.

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/02/19/1091/20150219222348738076e.jpg', 'id_content': 3050798L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2015/02/19/galeria_sport,1091/fotos-sport-vence-o-socorrense-na-ilha-do-retiro.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Sport x Socorrense ', 'id_pk': 1091L, 'id_conteudo': 3050798L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport vence o Socorrense na Ilha do Retiro', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Le\xe3o da Ilha do Retiro recebeu a equipe de Sergipe pela terceira rodada da Copa do Nordeste', 'schema': 'foto_12711703576'}