Sport

SPORT

Mais sete jogos de Bria são descobertos

Ex-jogador é o que mais atuou pelo Sport na história, agora com 568 partidas

Arquivo/DP/D.A Press
Bria defendeu o Sport entre 1949 e 1963. Baseado nos registros históricos do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, o clube reconhece o defensor até hoje como o recordista de partidas disputadas pelo Leão. Feito que vem aumentando. Há 15 dias, o Superesportes começou a recontar a história motivado pela proximidade da quebra desse recorde pelo goleiro Magrão - que tem 558 partidas pelo clube. A partir de dados do próprio Carlos Celso, descobriu-se que Bria poderia ter participado de mais jogos do que os conhecidos. Inicialmente, a soma passou de 556 para 562. E cresceu mais.

Das capitais João Pessoa, Salvador, Teresina e Vitória vieram a comprovação da presença de Bria em mais cinco partidas – além da confirmação da ausência dele em outras cinco. Revisando seus arquivos, Carlos Celso encontrou mais quatro jogos rubro-negros no período. Bria atuou em dois deles. Nos outros, não se sabe. Bria, portanto, já soma 569 partidas.

Mais um?
O Superesportes recebeu do historiador Ferreira da Costa, de Belém-PA, a provável ficha de um jogo disputado pelo Sport na cidade, em julho de 1957. Bria teria participado da partida. Para incluí-la na contagem, o Superesportes espera o registro documental da ficha, seguindo o critério adotado desde a primeira reportagem sobre a recontagem dos jogos de Bria.

Mais três?
O historiador piauiense Osvaldo dos Santos Brandão garante que Bria esteve nos jogos que o Sport disputou em Parnaíba, em 1961. “Assisti aos três jogos e Bria jogou os três”, disse, emendando a escalação do Sport nas partidas. Sem desmerecer a memória do historiador, por uma questão de critério, o Superesportes busca registros para incluir os jogos na contagem.