Sport

SPORT

Sport conhece caminho da Copa Sul-Americana, mas não abre mão da Copa do Brasil

Eduardo Baptista garantiu mandar força máxima para jogo contra Santos

postado em 18/07/2015 14:04 / atualizado em 18/07/2015 14:04

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Sport faz, neste domingo, na Arena Pernambuco, uma importante partida contra o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, na qual uma vitória pode recolocar o Leão no G4 da competição. Porém, o Leão também está a poucos dias de uma importante definição que pode traçar os seus próximos passos na temporada. Na quarta-feira, o time pernambucano encara o Santos, na Vila Belmiro, pela partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Como venceu a ida por 2 a 1, na Ilha do Retiro, joga por um empate para continuar na competição. Condição na qual abdicaria da sua vaga na Copa Sul-Americana. Questionado sobre o assunto, o técnico Eduardo Baptista voltou a garantir que Sport vai encarar o time alvinegro com sua força máxima. A meta é seguir adiante na competição nacional.

O curioso é que o sorteio dos confrontos da competição internacional, realizado na última quinta-feira, desenhou um caminho bem mais ameno para o rubro-negro na primeira fase. Nela, o Sport teria como adversário Ceará ou Bahia (a depender da Copa do Brasil) ou mesmo o Brasília, campeão da Copa Norte do ano passado, mas que, este ano, sequer disputa a Série D. Já caso siga adiante na Copa do Brasil, o Sport conhecerá seu próximo adversário via sorteio. Mas pode ter pela frente um dos cinco times brasileiros que disputou a Libertadores (Corinthians, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro ou São Paulo), além de Fluminense, Flamengo e Vasco (ou Grêmio). 

Tudo isso, sem pode contar com alguns reforços contratados para o Brasileiro, como o zagueiro Matheus Ferraz, o lateral direiro Samuel Xavier e o atacante Maikon Leite, que já disputaram a competição por outros clubes. Na Sul-Americana, todos os jogadores do elenco estão à disposição. Mesmo assim, oficialmente, a opção do Sport segue não abdicar da Copa do Brasil.

"O planejamento segue o mesmo. A diretoria mandou passar (de fase), então vamos com força máxima para esse jogo contra o Santos. Lógico que teremos outra partida dura no sábado (contra o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileiro) e, se algum jogador sentir, posso poupar. Mas, a princípio e até segunda ordem, vamos com o que temos de melhor para Santos", garantiu Eduardo Baptista, que no entanto, não deixou de criticar a determinação da CBF que condiciona a vaga na Sul-Americana a eliminação na Copa do Brasil.

"Esse foi um erro cometido no ano passado e que eu imaginava que seria corrigido esse ano. E não foi. Isso foi criado para que os clubes fortes da Libertadores pudessem entrar na Copa do Brasil. Não sei chegar para meu elenco e pedir para perder. Jamais farei isso. Todo os dias falamos em conseguir vitórias, de ser grande, e jamais vou fazer o contrário. Vamos deixar com o destino. Vamos para um jogo difícil contra o Santos buscando a classificação, mas, se não for possível, vamos encarar a Sul-Americana. Essa polêmica (da escolha da competição) deixamos para o torcedor", finalizou o comandante rubro-negro.