Sport

SPORT

Time que mais sofreu pênaltis no Brasileiro, Sport duela contra Figueirense, que mais cometeu

Leão sofreu cinco penalidades na Série A, mesmo número cometido pelo Figueira

postado em 21/08/2015 16:55 / atualizado em 21/08/2015 16:57

João de Andrade Neto /Superesportes

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Não se surpreenda caso um pênalti seja marcado a favor do Sport no confronto deste sábado, às 21h, contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianopólis. E dessa vez, isso nada tem a ver com polêmicas de arbitragem. De acordo com o site Footstats, que contabiliza várias estatísticas relacionadas ao Campeonato Brasileiro, pernambucanos e catarinenses estão em lados opostos no que diz respeito a penalidades. De um lado, o Sport é, junto com o Santos, a equipe que teve mais pênaltis marcados ao seu favor, cinco. Mesmo número das penalidades cometidas pelo Figueirense, isoladamente o time que mais cometeu faltas dentro da sua área.

Por sinal, essa estatística começou a ser turbinada logo no primeiro encontro entre os dois times nessa Série A, logo na rodada inaugural. Na vitória rubro-negra por 4 a 1, na Ilha do Retiro, dois gols dos donos da casa foram anotados de pênalti, ambos cobrados pelo meia Diego Souza, que retorno ao time neste sábado. Além disso, o Figueirense cometeu penalidades contra Corinthians (fora de casa), Coritiba e Sâo Paulo (em Florionópolis). Já o Leão, além da estreia, teve a seu favor pênaltis contra Flamengo (Maracanã), Internacional (Ilha) e Avaí (Ressacada). 

Curiosamente, Sport e Avaí se igualam quando a estatística é invertada. Em todo o campeonato, o Leão cometeu apenas uma penalidade. A polêmica marcada a favor do Corinthians, na 18ª rodada. Já a seu favor, o Figueirense também só conta com um pênalti. Anotado na última rodada, diante do Fluminense, no Maracanã.   

As estatísticas corroboram com outro dado, que coloca os dois adversários deste sábado em situações opostas nesta Série A. Isso porque enquanto a equipe catarinense é a segunda mais faltosa no campeonato, com 319 infrações ao longo do primeiro turno (média de 16,7 por jogo), os rubro-negros são os mais disciplinados de toda a competição, com apenas 208 faltas cometidas (10,9 por rodada).