Sport

SPORT

Após derrota na Argentina, Falcão detona arbitragem e lamenta dois gols relâmpago: "Desestabilizou"

Além do treinador rubro-negro, árbitro ainda expulsou Ferrugem e Wendel no segundo tempo

postado em 01/10/2015 08:11 / atualizado em 01/10/2015 13:58

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Alejandro Pagni/AFP
O técnico Paulo Roberto Falcão admitiu o jogo desastroso do Sport contra o Huracán, especialmente no segundo tempo. E sabe que precisa parar para analisar a derrota junto aos jogadores, assim como melhorar o lado emocional do grupo. No entanto, na entrevista após a partida, o comandante rubro-negro direcionou sua fala para criticar a arbitragem do paraguaio Julio Quintana. Responsável pelas expulsões de Ferrugem e Wendel, além do próprio treinador (este ainda no primeiro tempo), o árbitro teve sua atuação bastante reprovada pelo técnico leonino, que ainda fez uma rápida análise da partida.

Apesar de condenar o critério do juiz, Falcão admitiu sua parcela de erro na expulsão. "A minha expulsão foi muito rígida. Mesmo assim, no vestiário, pedi desculpa para os atletas. Como comandante, não poderia ser expulso, embora tenha dito claramente que não teve motivo para expulsão", lamentou.

O treinador continuou a fazer duras críticas à arbitragem: "Joguei futebol por 15 anos em vários países e eu nunca vi na minha vida uma situação como a que estamos vivendo hoje. Por ter jogado, tenho capacidade de entender como funciona, dentro de campo, a arbitragem. Então eu não estou falando como leigo. Estou falando como quem viveu e jogou. E a gente sabe quando um juiz é localista ou não. Foi o caso de hoje", acrescentou.

A atitude passiva do árbitro quanto ao jogo de catimba dos argentinos também foi criticada. "O juiz do primeiro jogo, por exemplo, teve momentos em que o goleiro do Huracán não jogava. Aí eu entendo o time deles, que foi lá para conseguir o empate, e não tenho absolutamente nada a falar por isso. Tenho que reclamar que não teve jogo", disse, bastante chateado.

Análise
Apesar da dura repreensão à atuação da arbitragem, o técnico também comentou a partida, na qual o Sport apresentou um péssimo futebol e acabou eliminado da Sul-Americana. Para Falcão, os primeiros minutos do segundo tempo foram determinantes para o andamento da partida. "O segundo tempo começou com um gol muito rápido, e isso desestabilizou. O primeiro e o segundo, principalmente. Foram dois minutos, o segundo foi com cinco, ai deu uma desestabilizada e foi difícil buscar dois gols", disse.

"Tivemos uma expulsão, do Wendel, em que, na minha capacidade de entender, ele abriu os braços para se proteger. E a entrada do Ferrugem, que não tinha amarelo, não sei se cabia expulsão", comentou, para emendar com novas críticas ao juiz. "Conversei com os atletas e disse exatamente isso. Estamos jogando uma competição difícil, importante, e acho que a atitude dele não foi de um árbitro de primeira grandeza. E também o quarto árbitro. Ele foi de um abuso de autoridade absurdo. Existe uma diferença entre autoridade e autoritarismo. Foi o que aconteceu hoje", finalizou.