Sport

SPORT

A cinco pontos do G4, mas com futebol em queda livre, Sport ainda sonha com Libertadores

A dez rodadas do fim da Série A, Leão precisaria de aproveitamento mínimo de 70%

postado em 02/10/2015 13:45 / atualizado em 02/10/2015 13:59

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Rodrigo Silva/DP/DA Press
Entre os cinco pontos que separam o Sport do G4 está o futebol da equipe. Impossível acreditar que o mesmo time que foi eliminado de maneira vexatória pelo Huracán, na Copa Sul-Americana, seja capaz de reeditar o futebol que encheu a torcida de orgulho no início da Série A. E inicie amanhã, contra o Internacional, fora de casa (justamente onde é a única equipe do Brasileiro que não venceu como visitante), uma arrancada de, no mínimo, sete vitórias nas dez rodadas que restam para o fim da temporada. Pelo menos no discurso, atletas e técnico ainda relutam entregar os pontos. Demonstram crer. Hoje, uma verdadeira utopia.

Somente repetindo os 70% de aproveitamento conquistado nas 11 rodadas iniciais (quando chegou a liderar a Série A em cinco oportunidades), o Leão vislumbraria terminar o ano com a classificação à Libertadores. Chegar aos 61 pontos, porém, seria o mínimo (ver quadro abaixo).

O técnico Paulo Roberto Falcão, ainda perto de completar a sua segunda semana à frente do time, busca encontrar a formação ideal. Faz testes na equipe que comprovam o processo de reconhecimento do elenco. Normal. O baixo rendimento de “atletas-chaves”, casos de Diego Souza, André e Maikon Leite, por exemplo, é que fazem a missão do treinador ter um sucesso distante. Enquanto isso, Falcão se agarra ao bom futebol apresentado pelo time no jogo contra a Chapecoense, no último domingo, para superar o Colorado.

“É uma possibilidade de chegar perto do G4, à medida que o Internacional está ali, brigando por isso. Vamos trabalhar o lado emocional. Já conversei com eles (os atletas). É esquecer a Sul-Americana, embora a gente tenha que morder isso para saber as coisas que aconteceram”, disse Falcão, já deixando a eliminação no torneio continental no passado.

“Temos a possibilidade de chegar no G4 e agora o foco é totalmente nisso. É esquecer o que passou. Creio que podemos voltar em Porto Alegre com um bom resultado”, acrescentou o lateral Samuel Xavier, que não enfrentou o Huracán, suspenso, e ontem embarcou para se juntar ao elenco em Porto Alegre. O Sport enfrenta o Inter amanhã, às 18h30, no Beira-Rio.

G5

Há ainda a possibilidade de o quinto colocado da Série A se classificar para a Libertadores. Para isso, a equipe que conquistar a Copa do Brasil precisa terminar o Brasileiro dentro G5. Assim, a vaga desse clube para a Libertadores se daria pelo torneio nacional, abrindo-se assim espaço para o quinto colocado do Brasileirão. Em 2014, o Atlético-MG foi o quinto com 62 pontos; em 2013, o quinto foi o Vitória, com 59 pontos. Ambos não se classificaram para a Libertadores dos respectivos anos.

Pontuação mínima história de
classificação à Libertadores (4º colocado)

2014 – Corinthians: 69 pontos
2013 – Botafogo: 61
2012 – São Paulo: 66
2011 – Flamengo: 61
2010 – Grêmio: 63
2009 – Cruzeiro: 62
2008 – Palmeiras: 65
2007 – Fluminense: 61
2006 – Santos: 64

Sequência de jogos do Sport

Internacional (F)
Avaí (C)
Atlético-MG (C)
Palmeiras (F)
São Paulo (F)
Grêmio (C)
Cruzeiro (F)
Atlético-PR (C)
Corinthians (C)
Ponte Preta (F)