Sport

SPORT

Para manter sonho do G4 vivo e por primeira vitória fora, Sport enfrenta o Inter no Beira Rio

Leão tenta vencer clube em que seu técnico, Falcão, se tornou ídolo máximo

postado em 02/10/2015 21:01

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Minutos depois de ter sido eliminado de maneira vexatória pelo Huracán, na Copa Sul-Americana (derrota por 3 a 0), o técnico Falcão afirmou que precisava trabalhar a motivação do elenco. O lado psicológico. A diretoria não perdeu tempo. Contratou uma psicóloga, Suzy Fleury – especialista no campo esportivo e com outras passagens pela Ilha do Retiro. Ela, inclusive, encontrou-se com a delegação em Porto Alegre, onde o Leão enfrenta, às 18h30 de hoje, o Internacional – adversário que traz uma das melhores recordações da temporada para o Sport. Oportunidade perfeita para o time reviver a boa fase do início de Série A e renovar os ânimos a fim de voltar a reencontrar o bom futebol daquela décima rodada.

No último dia 1º de julho, o Leão foi devastador. Aplicou um incontestável 3 a 0 sobre o Inter, que foi à Ilha do Retiro com um time misto, ainda focando suas forças na Libertadores. Os dois gols de André e um de Marlone mantiveram o time pela quinta rodada na liderança do Brasileirão. Foi a última vez que os rubro-negros estiveram no topo da tabela.

Dezenove rodadas depois, a história mudou. Após viver uma maré de dez jogos sem vencer na Série A, o Leão ainda convive com um período de instabilidade. Desconfiança que vem da torcida e de dentro do próprio elenco. “Já conversei com eles (os atletas). É esquecer a Sul-Americana, embora a gente tenha que morder isso para saber as coisas que aconteceram, e certamente virar o emocional para enfrentar o Internacional”, disse Falcão.

Sonho
Embora venha de uma derrota para o Huracán, a última rodada do nacional trouxe para o Leão uma boa vitória sobre a Chapecoense por 3 a 0. Vitória que deixou o Leão a cinco pontos do G4, deixando ainda o sonho da Libertadores em aberto – muito embora o futebol apresentado pela equipe faça do objetivo uma meta distante.

Saiba mais
Além de ser vital para as pretensões do Leão, o encontrou com o Internacional tem uma particularidade para o técnico Paulo Roberto Falcão: será a primeira vez que o treinador vai a Porto Alegre enfrentar o clube em que é considerado o maior ídolo da história. No Colorado, Falcão conquistou três Campeonatos Brasileiros, entre 1973 e 1980. Em 2011, retornou ao Beira-Rio para uma breve passagem como técnico. Vale lembrar que o treinador já enfrentou o Inter, em 2012, pela Série A, no estádio Pituaçu, quando comandava o Bahia. A partida terminou empatada em 1 a 1.

Adversário
Assim como o Sport, o Internacional também chega à 29ª rodada vindo de uma eliminação. Os gaúchos foram derrotas pelo Palmeiras e deixaram a Copa do Brasil na última quarta-feira. Com 41 pontos, um a mais que o Leão, o Colorado também sonha com uma arrancada para o G4. O principal desfalque da equipe continua sendo o meio-campista D'Alessandro, em reta final de recuperação de uma hérnia de disco. Eduardo Sasha e Géferson também estão fora por lesão.

Incógnita
A escalação do Sport para hoje é uma verdadeira incógnita. Praticamente sem tempo entre uma partida e outra para trabalhar a equipe, o técnico Paulo Roberto Falcão fechou o treino de ontem em Porto Alegre e não deu nenhuma dica sobre a escalação. O treinador contará com o retorno de Samuel Xavier, que não enfrentou o Huracán pela Sul-Americana por estar suspenso. Mesmo sem a confirmação do técnico, o lateral-direito é nome certo na escalação. O mau futebol apresentado por Régis também pode abrir brecha para novas alterações.

Ficha do jogo

Internacional
Alisson; William, Paulão, Réver e Ernando; Rodrigo Dourado, Nilton, Anderson e Alex; Valdívia e Lisandro López. Técnico: Argel Fucks.

Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Régis), Marlone, Diego Souza e Maikon Leite (Élber); André. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Estádio: Beira-Rio, em Porto Algre. Horário: 18h30. Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC). Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ).