Sport

SPORT

Na conta do milagre: Confira combinação que ainda pode levar o Sport à Libertadores

Além de vencer seus jogos, Leão terá que torcer contra São Paulo, Inter e Santos

postado em 23/11/2015 10:00 / atualizado em 23/11/2015 14:01

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Além da revolta contra a arbitragem do goiano André Luiz de Freitas Castro (os rubro-negros reclamam de três pênaltis não marcado ao seu favor), o tom das entrevistas dos jogadores e do técnico Paulo Roberto Falcão após o empate sem gols com o Atlético-PR foi de abatimento. Afinal, para continuar sonhando com uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano, resta ao Sport a matemática e o último fio de esperança em uma improvável combinação de resultados nas duas últimas rodadas da Série A. 

Para conseguir chegar à zona de classificação à Libertadores, o Leão precisará contar com a sorte. E o principal: fazer a sua parte. O que significa dizer que o rubro-negros não podem mais tropeçar na competição. Primeiramente, precisará vencer o campeão brasileiro Corinthians, no próximo domingo, na Arena Pernambuco, para sonhar em chegar vivo à última rodada contra a Ponte Preta, quando novamente só a vitória interessa. 

O curioso é que toda essa combinação de resultados pode acabar já no sábado. Isso porque, para chegar à competição internacional, São Paulo e Internacional não poderão mais vencer. E ambos entram em campo um dia antes do Sport. O paulistas recebem o Figueirense, no Morumbi, enquanto os gaúchos visitam o Fluminense, do ex-técnico leonino Eduardo Baptista, no Maracanã. Nas contas do Sport, tanto São Paulo, quanto Internacional só poderão somar mais dois pontos. Enfrentam ainda Goias, em Goiânia, e Cruzeiro, em Porto Alegre, na última rodada.

Para completar, é preciso também secar outro time: o Santos. Com 55 pontos, dois a mais que o Sport, o Peixe só poderá, no máximo, conseguir mais uma vitória. 

Vale ressaltar que o fator que complica o Sport nessa caminhada é o baixo número de vitórias em relação aos rivais. Com isso, e como só poderá alcançar os 59 pontos, o Leão ficará atrás de todos os concorrentes que alcançarem a mesma pontuação devido ao primeiro critério de desempate.

"Se tivessemos vencido o Atlético-PR daríamos um passo grande rumo à Libertadores. Para nós, era um jogo vital. Agora temos que administrar tudo isso e recarregar forças. Continuo acreditando, mas é evidente que ficou mais difícil", reconheceu o técnico Falcão.

Para o Sport chegar a Libertadores é preciso:

1 - Vencer seus dois últimos jogos (Corinthians e Ponte Preta)
2 - São Paulo e Internacional não vencerem mais 
3 - Santos conseguir, no máximo, mais uma vitória*
 
* Caso o Peixe conquiste a Copa do Brasil, vença suas duas partidas restantes e, claro, o São Paulo tropeçe, a vida do Sport pode ser facilitada.