Sport

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES

Esquema de segurança para Clássico das Multidões terá 564 policiais e reforço no metrô

Agentes estarão distribuídos entre estádio, arredores e terminais de ônibus

postado em 19/02/2016 12:40 / atualizado em 19/02/2016 14:49

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP (Arquivo)
A Polícia Militar divulgou na manhã desta sexta-feira (19) o esquema de segurança para o Clássico das Multidões, no próximo domingo, na Ilha do Retiro. A operação contará, ao todo, com 564 oficiais fazendo a vigilância dos torcedores. Eles estarão distribuídos entre o interior do estádio, a área externa e as principais vias de acesso ao estádio. Além desses locais, as estações de metrô e os terminais de ônibus, palcos recorrentes de brigas de torcidas, terão a segurança reforçada para evitar depredação.

De acordo com a nota divulgada pela PM, serão 157 policiais do Batalhão de Choque dentro da Ilha. Já nos arredores, 324 agentes ficam responsáveis por conter possíveis transtornos. Os 83 restantes serão alocados nos terminais integrado de passageiros e nas estações de metrô, com suporte de carros e motos.

“Toda a operação será monitorada pelo Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR), que terá a presença de representantes de diversos órgãos, como CBTU (metrô) e Grande Recife Consórcio de Transporte, para uma ação mais coordenada e rápida”, garantiu o Major Júlio Aragão, assessor de comunicação da PM.

Segundo o Major, a operação deste ano é 20% maior do que a do clássico entre Sport e Santa Cruz em 2015. “O que determina o aumento é a perspectiva de público, os momentos vividos pelas equipes e os episódios de violência recentes. Trabalhamos sob o parâmetro de prevenção”, completou o Major.

Denúncias
A Secretaria de Defesa Social aproveitou para anunciar a ferramenta “WhatsApp Torcedor”. Através de um número de celular (98606-9880), os torcedores poderão enviar imagens, vídeos e denúncias sobre práticas de violência ou qualquer outro tipo de crime. Embora a Polícia garanta que toda a operação será monitorada através de câmeras de segurança do CICCR, o pedido foi reforçado para que os torcedores colaborem com os relatos.