Sport

SPORT

Atuando com três volantes no meio-campo, Sport ainda não foi derrotado na atual temporada

Formação que pode ser utilizada contra o Campinense tem dado solidez ao Leão

postado em 16/04/2016 12:30 / atualizado em 16/04/2016 12:32

João de Andrade Neto /Superesportes

DP
O Sport está a apenas um empate contra o Campinense, no jogo deste domingo em Campina Grande, de chegar à final da Copa do Nordeste. Em outras palavras, caso não sofra gols o Leão voltará de Campina Grande classificado. Por isso, há a possibilidade de o técnico Paulo Roberto Falcão voltar a utilizar o esquema com três volantes, principalmente porque não contará com Rithely, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, assim como o zagueiro Durval. E o histórico da temporada mostra que a formação com três cabeças de área pode ser considerada como a de segurança pelo treinador. Atuando dessa maneira, o Sport ainda não foi derrotado neste ano.

Na temporada, o Sport sofreu seis derrotas, em 20 jogos. Em quatro delas, o time entrou em campo com dois volantes e um quarteto ofensivo. Outro revés aconteceu pela Copa do Brasil, quando o rubro-negro atuou com uma formação alternativa, com três zagueiros e recheada de atletas da categoria sub-20. O mais próximo da perda da invencibilidade com três volantes aconteceu contra o Salgueiro, na Ilha do Retiro, pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano. 

Nessa partida, a equipe começou com os três volantes, porém, aos 13 minutos do segundo tempo, Falcão abriu mão do esquema ao substituir Serginho pelo atacante Vinícius Araújo. Com uma proposta mais ofensiva, o Leão sofreria o gol da derrota por 1 a 0, dezesseis minutos depois. 

O inverso também ocorreu. Durante a temporada, houve partidas em que a vitória só foi construída quando o Sport passou a atuar no esquema de segurança de Falcão. O triunfo contra o Campinense, no jogo de ida, foi um exemplo. A partida marcou a estreia do tão badalado quarteto formado por Diego Souza, Mark González, Lenis e Vinícius Araújo. Os três primeiros, tidos como as principais contratações do clube para a temporada. No entanto, só com a entrada do volante Luiz Antônio na vaga de González, aos 13 minutos do segundo tempo, o Sport passou a pressionar mais o time paraibano, construindo a vitória aos 50 minutos, com o gol de cabeça de Durval.

Algo parecido aconteceu na derrota para o Fortaleza por 2 a 1, ainda na primeira fase do Nordestão. Nesse jogo, Falcão voltou a testa a formação com um quarteto ofensivo, após oito jogos de invencibilidade atuando com o esquema mais precavido. No entanto, a experiência foi desastrosa, com o Leão sendo amplamente dominado, sofrendo dois gols nos primeiros 31 minutos. Só com o retorno da proteção da zaga com três volantes, com a entrada de Luiz Antônio na vaga de Gabriel Xavier, o time pernambucano conseguiu igualar as ações e diminuir, ainda no primeiro tempo.

No treino de ontem, Falcão deu pistas de que pode realmente optar pela formação com três volantes, ao conversar ao mesmo tempo com Luiz Antônio e Ronaldo. Caso se confirme, um jogador de frente deixaria o time. O mais provável seria Vinícius Araújo, com Diego Souza passando a atuar como atacante. Na zaga, Matheus Ferraz e Luis Gustavo disputam a vaga de Durval.

As derrotas do Sport em 2016

Campeonato Pernambucano
Salgueiro 1x0 Sport
Formação: dois volantes (Rithely e Luiz Antônio) e um quarteto ofensivo (Gonzalez, Maicon, Lenis e Túlio de Melo)

Sport 0x1 América
Formação: dois volantes (Rithely e Luiz Antônio) e um quarteto ofensivo (Gonzalez, Maicon, Lenis e Túlio de Melo)

Sport 0x1 Salgueiro
Formação: três volantes (Rithely, Serginho e Luiz Antônio) e um trio ofensivo (Gabriel Xavier, Lenis e Túlio de Melo)
Obs: aos 13 minutos do segundo tempo, Sport passou a atuar com dois volantes e quatro homens de frente, com Vinícius Araújo entrando na vaga de Serginho. Aos 29, o Salgueiro fez o gol da vitória

Copa do Nordeste
Fortaleza 2x1 Sport
Formação: dois volantes (Rithely e Serginho) e um quarteto ofensivo (Gabriel Xavier, Lenis, Vinícius Araújo e Túlio)

CRB 2x1 Sport
Formação: dois volantes (Rithely e Serginho) e um quarteto ofensivo (Diego Souza, Lenis, Vinícius Araújo e Túlio)

Copa do Brasil
Aparecidense 2x0 Sport
Formação: 3-5-2 
Obs: time alternativo, com vários jogadores sub-20