Sport

SPORT

Na luta contra rebaixamento na Série A, Sport pode deixar Sul-Americana em segundo plano

Com a chance de o time seguir em situação delicada, presidente João Humberto Martorelli diz que rubro-negro prioriza a disputa do Campeonato Brasileiro

postado em 12/07/2016 14:12 / atualizado em 12/07/2016 14:24

Brenno Costa /Diario de Pernambuco , Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernande/DP
A realidade do Sport aponta para a luta contra o rebaixamento na Série A. Com 12 pontos, o time rubro-negro está na 19ª posição. Se o cenário persistir, a situação esbarrará em umas das prioridades da temporada. O presidente do clube João Humberto Martorelli garante que a Copa Sul-Americana, competição que começa a ser disputada simultaneamente ao Brasileirão, ficará em segundo plano. Justamente o torneio que o Leão da Ilha fez questão de priorizar para o segundo semestre em detrimento a Copa do Brasil.

“A prioridade do Sport é a Série A do Brasileirão. Se eventualmente encontrar alguma incompatibilidade, vamos priorizar a Série A. Não creio que vá ter, mas, se tiver, vamos priorizar a Série A”, reforçou o presidente rubro-negro, em entrevista coletiva, concedida nessa última segunda-feira, na Ilha do Retiro.

A má fase do Sport, portanto, pode ter feito o time abrir mão de uma cota milionária na Copa do Brasil. No início da competição, a diretoria divulgou uma carta aberta criticando o regulamento imposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele obrigatoriamente impede a equipe de disputar os torneios nacional e sul-americano simultaneamente. Para participar da Copa Sul-Americana, só é possível ir até a terceira fase da Copa do Brasil.

O Sport não quis se arriscar e escalou a equipe reserva desde o confronto contra a Aparecidense, na primeira fase. Acabou eliminado. Porém, se estivesse nos planos do clube, poderia ter avançado até o limite do regulamento, conquistando uma cota de R$ 1,56 milhões.

Sorteio da Sul-Americana
Os confrontos da Copa Sul-Americana de 2016 serão sorteados na noite desta segunda-feira, em Santiago, no Chile. A partir das 21h, a Conmebol define os caminhos do Sport e, possivelmente, do Santa Cruz no torneio internacional, cujo campeão assegura vaga na Libertadores de 2017.

A 15ª edição da Sula terá 47 clubes das dez associações filiadas à entidade. São oito representantes brasileiros que estreiam já na segunda fase, a chamada “fase nacional”. Assim como ocorreu no último ano, o chaveamento brasuca será definido em sorteio, em vez do cruzamento olímpico, modo usado anteriormente.

Por enquanto, apenas Sport, Flamengo e Cuiabá já estão certos. O Leão Pernambucano será o “Brasil 1”, ficando no pote 1, ao lado do Brasil 2, 3 e 4. No pote 2, Brasil 5, 6, 7 e 8. A ordem só será definida após a realização da terceira fase da Copa do Brasil, já em curso. No caso do Tricolor, é preciso ser eliminado pelo Vasco para disputar a competição internacional pela primeira vez. A princípio, ficaria como Brasil 7. Contudo, há uma probabilidade de entrar até pela “fila”, como Brasil 6.