Sport

SPORT

Aproveitamento do Sport na Série A do Brasileiro cresce após semana livre para treinamentos

Rendimento do Leão com jogos únicos na semana é de 43,3% superior aos 38,5% do clube no campeonato. Time pega o Santos sete dias após derrota para o Coxa

postado em 21/09/2016 08:20 / atualizado em 21/09/2016 08:43

João de Andrade Neto /Superesportes

Brenno Costa/DP
Após a derrota para o Coritiba, o técnico Oswaldo de Oliveira terá a semana livre de treinamentos para corrigir falhas na equipe e buscar a recuperação na partida de sábado, contra o Santos, novamente na Ilha do Retiro. Tempo de preparação que tem se mostrado importante para o treinador rubro-negro. Isso porque, o aproveitamento do Sport nos jogos realizados sempre após pelo menos seis dias de treinamento é superior ao geral obtido pelo clube ao longo da atual edição do Campeonato Brasileiro. 

Após 26 rodadas, o Leão soma 30 pontos, com um rendimento de 38,5%, fruto de oito vitórias, seis empates e 12 derrotas. Porém, considerando as 10 vezes em que o time quando entrou em campo apenas uma vez na semana, o aproveitamento rubro-negro sobe para 43,3%. Para se ter uma ideia, quatro das últimas cinco vitórias do clube nesta Série A (sobre Grêmio, Cruzeiro, Atlético-PR e Flamengo), foram obtidas após um período longo de treinamentos. Além disso, o Sport também soma um empate e saiu de campo derrotado em cinco oportunidades, após entrar em campo com uma semana de treinos. 

Para o lateral direito Samuel Xavier, apesar de não ter a oportunidade de buscar uma recuperação de imediato após o revés sofrido para o Coritiba, os dias de trabalhos antes do confronto contra o Santos serão bem vindos. "Quando há derrotas, às vezes a gente quer entrar logo em campo para recuperar. Mas esse espaço de treinamento também é bom para aprimorar algumas coisas como acertar a marcação e o posicionamento do ataque", pontuou.

O defensor também destacou como benefício do espaço entra as partidas a chance de alguns jogadores se recuperarem de lesões. Para o compromisso contra o Santos, o volante Rithely e o zagueiro Ronaldo Alves, ausentes das últimas rodadas por problemas físicos, devem retornar à equipe. "Essa semana também dá tempo para quem está de fora se recuperar para a partida do fim se semana. Além disso, é bom para o treinador trabalhar o que quer da gente dentro de campo", finalizou.

Após a partida contra o Santos, oito das 11 rodadas restantes para o Sport no Campeonato Brasileiro serão realizadas após o período de pelo menos uma semana de treinamentos.