Sport

SPORT

Sport encara o Fluminense com a missão de pontuar fora de casa e se manter longe do Z4

Sem vencer há três partidas seguidas como visitantes, rubro-negros admitem que até o empate no Rio de Janeiro será considerado um bom resultado neste momento

postado em 30/09/2016 20:50 / atualizado em 30/09/2016 20:57

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP
O Sport entra em campo neste sábado, no horário alternativo das 11h, para enfrentar o Fluminense, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ), com uma margem de gordura de três pontos para o Cruzeiro - que abre a zona de rebaixamento. O suficiente para garantir o time, 13º colocado, fora da área de risco do Campeonato Brasileiro mesmo em caso de derrota, salvo uma improvável combinação de resultados. Margem de segurança que, no entanto, não diminuiu a pressão em cima dos rubro-negros. Por isso, a ordem dada pelo técnico Oswaldo de Oliveira antes mesmo da viagem para o Rio de Janeiro foi de voltar para o Recife com, pelo menos, um ponto na bagagem. Tarefa que a primeira vista pode não parecer tão complicada assim. Mas que o retrospecto leonino como visitante nesta Série A mostra o contrário.

Nas 13 partidas fora de casa, o Sport conseguiu apenas oito dos 39 pontos possíveis. Um aproveitamento de apenas 20,5%. O quinto pior da competição no quesito. Além disso, são três derrotas seguidas longe da Ilha do Retiro para Botafogo, Corinthians e Atlético-MG. Clubes que assim como o Fluminense, estão acima do Leão na classificação. O último ponto conquistado como visitante foi no empate por 1 a 1 com o também ameaçado Figueirense, na 19ª rodada.

"É um jogo complicado, mas que temos que pensar na vitória. O segundo plano é que não podemos perder. Sair pelo menos com o empate lá. Foi isso que o Oswaldo nos passou. Temos que ganhar. Ou, no mínimo, não podemos perder", destacou o meia Everton Felipe. Ainda segundo o meia, essa necessidade de pontuar no Rio de Janeiro, no entanto, não vai alterar a forma do time atuar. "Não vai mudar nada. A gente vai entrar para vencer. Vamos buscar a vitória, mas dependendo da situação, o empate não é um mau resultado. Não vamos comemorar o empate, mas um ponto é precioso", reforçou.

Time
Para a partida, o técnico Oswaldo de Oliveira promoverá duas mudanças com relação ao time que começou a partida do último sábado, contra o Santos. Uma obrigatória, com o zagueiro Matheus Ferraz, suspenso, abrindo espaço para o retorno de Durval, que atuará pela primeira vez ao lado de Ronaldo Alves. Já a outra alteração foi por opção do treinador.

Titular nas últimas cinco rodadas, o volante Neto Moura será substituído por Paulo Roberto, que ganha nova oportunidade. "O Paulo é mais agressivo na marcação, além de ser um jogador muito técnico e dinâmico. E o Neto como a gente esperava, fez dois jogos muito bons e depois deu uma caída. Então vamos dar um tempo para ele respirar e ele vai voltar rapidamente porque é um jogador com muito potencial e que vai voltar a jogar bem ainda este ano", explicou Oswaldo, que também prevê um bom entrosamento da nova dupla de zaga.

"Ronaldo conjuga várias qualidades importantes em um zagueiro. É líder, tem comando, é agressivo na marcação sem ser violento, é técnico na saída de bola e tem uma leitura muito boa da situação do jogo. Acho que será uma combinação muito boa dele com o Durval. É uma parceria que tem tudo para dar muito certo", encerrou.

Ficha do jogo

Fluminense
Julio César, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Pierre, Douglas, Cícero e Gustavo Scarpa; Wellington e Marcos Júnior. Técnico: Levir Culpi

Sport
Magrão, Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Paulo Roberto, Gabriel Xavier, Diego Souza e Everton Felipe; Rogério. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Local: Estádio Giuliute Coutinho, em Mesquita (RJ). Data: 1º/10/2016 (sábado). Horário: 11h. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS). Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (SP).