Sport

SPORT

Artilheiro da Série A, Diego Souza quebra marcas pessoais e está perto de fazer história pelo Sport

Com 13 gols e cinco assistências, camisa 87 participou de 40% dos tentos do Sport na competição, a maior marca de um jogador na competição

postado em 09/11/2016 08:40 / atualizado em 09/11/2016 10:13

Peu Ricardo/Esp DP
Se a campanha do Sport neste Campeonato Brasileiro ficou abaixo das expectativas iniciais da torcida e da diretoria, com o time brigando contra o rebaixamento praticamente em todas as rodadas, pelo menos um jogador rubro-negro sairá desta Série A ainda maior do que entrou. Em 2016, o meia Diego Souza resolveu quebrar praticamente todos os seus recordes pessoais, se tornando um dos principais jogadores da competição.

Além dos 13 gols marcados, que o coloca no topo dos artilheiros, ao lado de Fred, do Atlético-MG, o camisa 87 também deu cinco assistências para os companheiros balançarem as redes. Assim, dos 45 gols marcados pelo Sport, 18 tiveram participação decisiva do meia, o que representa 40% do total. Apenas o meia Arrascaeta, do Cruzeiro, tem o mesmo percentual. O uruguaio marcou sete gols e deu 10 assistências, nos 42 tentos da Raposa no campeonato.

O número de gols de Diego Souza este ano também já é o maior anotado por ele em uma edição de Série A. Com os dois marcados na vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, deixou para trás o antigo recorde pessoal de 11, obtidos com a camisa do Vasco, na edição de 2011. A diferença é que naquele ano, o clube carioca disputou o título, terminando na segunda colocação. Bem diferente da atual campanha do Sport, que figurou toda a competição na metade de baixo da classificação.

Identificado com as cores rubro-negras, Diego Souza também pode escrever seu nome na história do clube de algumas maneiras. A primeira seria terminar na liderança da artilharia. Até hoje, apenas dois jogadores do Nordeste conquistaram a honra de serem os goleadores máximos de um Brasileiro por um clube do Nordeste. Feitos obtidos por Ramon, pelo Santa Cruz, em 1973, com 21 gols, e Charles, pelo Bahia, com 11 gols, em 1990.

Além disso, com os 13 gols atuais, Diego Souza já divide com Carlinhos Bala (2007) e André (ano passado) o posto de maior artilheiro do Sport na era dos pontos corridos (desde 2003). Considerando a competição desde 1971, está a um de igualar Luís Carlos, até hoje, o maior artilheiro leonino em uma única edição do Nacional, com 14 tentos em 1985.

No entanto, pelo menos um recorde parece ser difícil de ser batido pelo DS87 este ano. Somando as suas participações pelo Sport nos Brasileiros de 2014 e 2015, Diego Souza já contabiliza 26 gols pelo Leão na Série A. Ainda longe da marca de Leonardo, o maior goleador do clube na história da competição, com 33 tentos. Motivação extra para 2017?