Sport

SPORT

Candidato a presidente do Sport, Arnaldo Barros exalta união de Homero e Dubeux na situação

Chapa "Avança Sport" não divulga formação da diretoria de futebol antes do pleito

postado em 21/11/2016 14:41 / atualizado em 22/11/2016 09:37

Ricardo Fernandes/DP
Ideias opostas a respeito da modernização da Ilha do Retiro fizeram dos ex-presidentes Gustavo Dubeux e Homero Lacerda adversários em importantes momentos recentes da história do Sport. Nomes de peso dentro do clube, ambos agora estão juntos ao lado da chapa da situação encabeçada pelo advogado Arnaldo Barros, atual vice-presidente executivo do Leão. São justamente as forças somadas entre Dubeux e Lacerda, inclusive, o grande trunfo e objeto de exaltação por Arnaldo Barros.

"Vejo isso (essa união) como demonstração de grandeza própria das pessoas que realmente têm amor pelo Sport. Primeiro, também que eles não tinham essas divergências todas. Tiveram momentos pontuais de falta de entendimento, mas também sempre tiveram muitas coisas e pensamentos convergentes e o que mais os une agora, que é o amor pelo Sport", disse Arnaldo.

Gustavo Dubeux compõe a chapa Avança Sport como o candidato à vice-presidente do executivo, enquanto Homero Lacerda como presidente do Conselho Deliberativo, tendo o nome de Alexandre Wanderley como vice. A grande divergência entre Dubeux/Homero aconteceu em 2012, quando Gustavo Dubeux era o mandatário do clube e tocava o projeto de construção da Arena Sport. Um dos donos da construtora Moura Dubeux, Gustavo recebeu forte oposição de Homero, que chegou a acusá-lo de fazer "especulação imobiliária" com o terreno da Ilha do Retiro e de ter "manipulado o Conselho Deliberativo" para aprovação do projeto. Contratempos, por ora, deixados para trás até mesmo pela inviabilização da construção da arena.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/11/21/1771/20161121164648557273o.jpg', 'id_content': 3344513L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/11/21/galeria_sport,1771/relembre-as-eleicoes-do-sport-desde-o-ano-2000.shtml', 'titulo_destaque': 'Relembre as elei\xe7\xf5es do Sport desde o ano 2000', 'samesite': True, 'id_pk': 1771L, 'id_conteudo': 3344513L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Relembre as elei\xe7\xf5es do Sport desde o ano 2000', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Nomes como Luciano Bivar, Milton Bivar, Gustavo Dubeux e Homero Lacerda marcaram \xe9poca em bates-chapa hist\xf3ricos no Le\xe3o', 'schema': 'foto_12711703576'}

E o futebol?

Sobre a sua candidatura, Barros afirmou que foi convencido pelo atual presidente, João Humberto Martorelli, a encabeçar a chapa de situação. "Nunca quis isso, nunca foi uma pretensão minha, mas nas conversas que aconteceram quarta, quinta e sexta-feira, chegou-se a conclusão que meu nome agregaria uma possível convergência, união entre todos os que estavam envolvidos nisso. Mesmo nessa situação, ainda relutei, mas Matorelli fez um apelo pessoal e em prol da tentativa de unidade aceitei, mesmo sabendo de todo o desgaste pessoal, familiar e profissional que isso representa", contou.

Sobre uma possível composição para o departamento de futebol, comandado pelo próprio Barros, que acumula atualmente à sua vice-presidência, as definições ficarão apenas para o pós-pleito. "Não temos nomes para nada. Os únicos são os quatro da chapa majoritária. O restante só vamos compor depois. A chapa é feita de ideias e não existe nomes para acomodar 'A, B ou C'. Estamos reunindo rubro-negros com o propósito de modernidade, profissionalização e essas pilastras é que estão nos norteando", disse.

Questionado sobre a permanência do atual executivo de futebol, André Zanotta, Arnaldo Barros deixou o futuro dele em aberto. O profissional é visto com maus olhos pela torcida rubro-negra, que não aprovou seu trabalho na temporada vigente. "Isso será objeto de deliberação da futura da composição que irá tratar o futebol. Do mesmo jeito que não me sinto em condições de contratar algum jogador agora, seria uma decisão unilateral sobre quem iria compor o departamento de futebol", discorreu.