Sport

SPORT

Além de artilheiro, Diego Souza se torna também o jogador mais decisivo do Brasileirão 2016

Meio-campista rubro-negro marcou 14 gols e deu sete assistências, participando de 42,8% do total de gols do Sport na Série A; Robinho participou de 32,8% dos gols Galo

postado em 12/12/2016 09:02 / atualizado em 12/12/2016 10:16

Paulo Paiva/ DP
Artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao lado de Fred, do Atlético-MG, e Willian Pottker, da Ponte Preta, o meia Diego Souza definitivamente está na história do Sport. Porém, a sua contribuição na permanência do Leão na Série A não se resume apenas aos 14 gols que fez. Ao longo da competição, o camisa 87 também deu sete assistências para os companheiros balançarem as redes. Ou seja, dos 49 tentos do Rubro-negro, 21 tiveram participação direta do jogador, o que representa 42,8% do total e o coloca como o mais decisivo de todo o Brasileiro. Em segundo lugar, aparece o atacante Robinho, do Atlético-MG, com 12 tentos e oito assistências. Número, porém, que representa apenas 32,8% dos gols do Galo nesta Série A.

Obviamente, o número de gols de Diego Souza este ano também é o maior anotado por ele em uma edição de Brasileiro, deixando para trás, e com folga, o antigo recorde pessoal de 11 gols, obtidos com a camisa do Vasco, na edição de 2011. A diferença é que naquele ano, o clube carioca disputou o título, terminando na segunda colocação. Bem diferente da atual campanha do Sport, que figurou toda a competição na metade de baixo da classificação e só conseguiu se livrar do rebaixamento na última rodada, com a vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense.


"Voltei e acho que ajudei. Esse é o meu papel, junto com meus companheiros. Só tenho a agradecer. E que em 2017 possamos aprender com os erros e vamos juntar mais forças para conseguir algo maior, que é o que o Sport merece", afirmou o meia, que começou o ano no Fluminense, mas pediu para romper seu contrato com o clube carioca para poder retornar ao Leão, com o qual tem vínculo até o final do próximo ano.

"Com certeza o próximo ano será muito melhor. Vamos tirar as lições de 2016 para que os erros dessa temporada não voltem a acontecer", finalizou o ídolo leonino, que agora está a apenas seis gols de igualar o ex-atacante Leonardo, como o maior artilheiro do clube na história do Brasileiro, com 33 gols. Diego contabiliza 27 em três edições.

Diego Souza em ação pelo Sport no Brasileirão


2014
4 gols e 2 assistências (6 gols combinados)

2015
9 gos e 10 assistências (19 gols combinados)

2016
14 gols e 7 assistências (21 gols combinados)

Total

27 gols e 19 assistências (46 gols combinados)