Sport

SPORT

Uma vitória nos últimos oito jogos: números do Sport despencam com Ney Franco

Técnico, que chegou a ter um aproveitamento de 83,3% a frente do time, viu rendimento cair para 47,6% às vésperas da final da Copa do Nordeste

postado em 15/05/2017 08:45 / atualizado em 15/05/2017 09:23

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
O Sport vai para a primeira final da Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira, contra o Bahia, na Ilha do Retiro, vivendo o seu pior momento na temporada. Nas últimas oito partidas, a equipe acumula apenas uma vitória, dois empates e um total de cinco derrotas. Um pífio aproveitamento de 20,8%, com direito a duas goleadas nos dois últimos compromissos, com sete gols sofridos e nenhum marcado: 3 a 0 para o Danubio, pela Sul-Americana, e 4 a 0 frente a Ponte Preta, na estreia do Campeonato Brasileiro. Resultados que colocaram o trabalho do técnico Ney Franco em xeque perante a torcida.

Para se ter uma dimensão da queda de rendimento do time basta comparar o desempenho atual do Sport com o início de trabalho do próprio Ney Franco no clube. Nos seus seis primeiros compromissos, o treinador chegou a ter 83,3% de aproveitamento, com uma derrota e cinco vitórias seguidas. Agora, no geral, o rendimento do Leão na era Ney Franco é de apenas 47,6%. Vale ressaltar que tanto agora, quanto na sua chegada, o treinador teve apenas jogos importantes ou eliminatórios pela frente. A exceção do triunfo por 3 a 1 sobre o Central, pelo hexagonal do Estadual.

O treinador, no entanto, tem como defesa a intensa maratona de jogos a que o clube vem se submetendo, agora em cinco competições distintas. Desde o início da temporada são sempre duas partidas por semana, num numero total que chegou a 33 diante da Ponte Preta. O que inevitavelmente causa baixas no elenco, com jogadores machucados ou com desgaste muscular. 

Para a estreia na Série A, oito atletas ficaram no Recife, seja entregues ao departamento médico ou se recuperando fisicamente. Entre eles, peças importantes como os zagueiros Ronaldo Alves e Durval, o lateral esquerdo Mena, o volante Rithely e o meia Diego Souza. Contra o Bahia, a exceção de Rithely, suspenso, e de Mena, com uma distensão muscular, a expectativa é pelo retorno dos demais. Na lateral esquerda, Ney Franco também não terá o prata da casa Evandro, titular contra a Ponte Preta, mas que está suspenso na Copa do Nordeste.

"A gente vai fazer os ajustes necessários na parte defensiva. Contra a Ponte Preta optamos por jogar de uma forma diferente e a defesa ficou um pouco desprotegida", apontou o treinador, deixando a entender que contra o Bahia deve voltar a utilizar o esquema com três volantes. Até porque provavelmente terá que improvisar na lateral esquerda, com o lateral direito Raul Prata atuando no setor. A outra opção é o garoto Caio, de 18 anos.

"A expectativa é pela volta de alguns jogadores. Vamos saber da realidade dos atletas que ficaram no Recife e optar pelos jogadores que estiveram melhores fisicamentes para que possamos fazer um bom jogo contra o Bahia", finalizou Ney Franco.

A era Ney Franco

Seis primeiros jogos

5
Vitórias

1
Derrota

15 
Gols marcados

8
Gols sofridos

83,3%
Aproveitamento

Os oito últimos jogos

1
Vitória

2
Empates

5
Derrotas

7
Gols marcados

15
Gols sofridos

20,8%
Aproveitamento

Geral

14 Jogos

6
Vitórias

2
Empates

6
Derrotas

21
Gols marcados

23
Gols sofridos

47,6%
Aproveitamento