Sport

SPORT

Perto do Z4 no Sport, Luxa sugere Série A com menos rebaixados e não se abala com derrota

Mesmo sem vitórias há nove jogos no Brasileiro, treinador tem se agradado dos últimos desempenhos do Leão: "Você vê a equipe produzindo"

postado em 01/10/2017 18:59 / atualizado em 01/10/2017 18:59

Ricardo Fernandes/DP
Em vez de se ater à derrota para o São Paulo ou a série de nove jogos sem vitórias do Sport na Série A, Vanderlei Luxemburgo preferiu analisar o rendimento do time leonino, que o satisfez principalmente no segundo tempo da partida no Morumbi. Segundo ele, o desempenho que dá esperança por tempos melhores para o Leão. O fato é que a zona da degola vem se aproximando perigosamente. Nesse cenário, o treinador rubro-negro aproveita para sugerir à CBF um Brasileirão com menos equipes rebaixadas nos próximos anos. Acredita que quatro é demais.

“O meu parecer não é só achar que está próximo da degola e da zona de rebaixamento. Tem que analisar se é justo um campeonato com 12 grandes clubes, oito centenários, fortes e que caem 20%. É o único no mundo que caem 20%. Você vai estar sempre na degola. Sempre um grande vai cair para a Segunda Divisão, não sei se por interesse comercial. Deveria mudar isso, mas não sou eu que faço o campeonato, a CBF que manda nisso aí”, opinou Luxemburgo. 

Ciente que pelo menos nesta edição precisará se afastar da zona da degola, embora sonhe ainda com a parte de cima da tabela, o técnico prevê a retomada do Sport. Ainda que os resultados positivos não tenham chegado, o treinador tem se agradado dos últimos desempenhos do time.

“A gente joga bem, mas não temos vencido. Alguns jogos, realmente, não jogamos bem, fomos um pouco apáticos, veio a situação de cobrarmos mais comprometimento dos jogadores (após o jogo contra o Grêmio). Sabemos que o time tem condições e contamos muito com os jogos na Ilha do Retiro. O que nos dá segurança de passar um pouco mais apertado é que você vê a equipe produzindo. Tem a preocupação normal que porque a gente estava em cima e hoje estamos lá embaixo, mas temos a confiança que podemos sair”, declarou Luxa. 

Para Luxemburgo, um dos fatores para a derrota no Morumbi foi o Sport ter novamente saído atrás no placar.“A gente domina o jogo. Saindo na frente, muda um pouquinho o comportamento emocional. Saindo atrás, é complicado”, falou, sem deixar de elogiar os seus comandados na partida. “O jogo estava muito equilibrado. A bola bateu em um, em outro, e acharam o gol. A gente poderia ter feito. Com o resultado negativo, jogamos o São Paulo mais para trás, tivemos mais posse. O primeiro tempo foi equilibrado e no segundo fomos melhores que eles.”