Sport

SPORT

Ligados ao Sport, Samuel Xavier, Régis, Ronaldo e Patrick deixam clube sob silêncio da diretoria

Outros clubes, atletas e até empresários são responsáveis por ir a público, enquanto direção de futebol rubro-negra reluta em esclarecer negociações

postado em 25/12/2017 15:00 / atualizado em 25/12/2017 16:48

reprodução/Atlético-MG
Lateral-direito do Sport com contrato até o fim de 2019, Samuel Xavier posa com a camisa do Atlético-MG. Manda recado para a torcida mineira. Através das redes sociais, o Galo posta um vídeo do jogador, patrimônio rubro-negro, e oficializa a contratação do atleta por empréstimo de 12 meses. Passados dez dias desde a saída de Samuel da Ilha do Retiro, o fato se concretiza como um caso simbólico para a atual diretoria de futebol. Afinal, o episódio do lateral é apenas um dentre quatro envolvendo atletas do Leão, que vieram à luz por informações passadas por outros clubes, empresários ou pelos próprios atletas.  

Historicamente relutante em detalhar negociações, a gestão comandada pelo presidente Arnaldo Barros, que agora também acumula o cargo de vice-presidente de futebol, adota como estratégia o silêncio. Amplamente cobrado por maior transparência pela torcida, o mandatário rubro-negro veio a público pela última vez há duas semanas para negar salários atrasados (informação rebatida por atletas consultados pelo Superesportes) e fazer um balanço de sua gestão em 2017. Desde então, silêncio absoluto. De quebra, orientou a diretoria de futebol a fazer o mesmo - não em vão, único membro a atender a reportagem do Superesportes nos últimos dias, o executivo Alexandre Faria responde perguntas apenas através da assessoria de imprensa. Enquanto isso, interrogações se acumulam.

Além do vazio nas informações envolvendo Samuel Xavier, outra situação já concretizada sem posicionamento do Sport é em relação ao prata da casa Ronaldo. Com contrato até setembro de 2019, o volante foi anunciado como reforço da Ponte Preta. Assim como o Atlético-MG, a Macaca confirmou a informação através do seu site oficial. Se o Leão foi compensado financeiramente? Quais os detalhes da tratativa? As condições do empréstimo? No Sport, silêncio total.

Situação semelhante a do meio-campista Régis. Em negociação triangular, envolvendo o Sport e o São Paulo, o Bahia anunciou, através de seu site oficial, que ficará com o atleta do Leão até 2020. Emprestado ao Esquadrão de Aço em 2017, a última informação passada pelo Rubro-negro era de que o Bahia não demonstrara interesse na renovação de Régis. Porém, em transação de venda do goleiro Jean ao Tricolor Paulista, o Bahia conseguiu que o São Paulo negociasse a cessão de Régis pelo Sport - que tinha contrato com o meia até  fim de 2018. Provavelmente, sob condição de quitar o débito que o clube pernambucano tem, de R$ 2 milhões, pela compra de Rogério aos paulistas. Se assim realmente foi, oficialmente não se sabe.  

Por fim, na noite deste sábado, coube ao volante Patrick vir a público.
 Foi através das redes sociais do atleta que a torcida do Sport foi comunicada que uma das renovações de contrato tratada como prioritária pela direção de futebol rubro-negra terminou frustrada. "O mundo do futebol é dinâmico e vou seguir minha carreira em um novo desafio profissional", disse Patrick, com informação ratificado pelo seu agente, também via rede social. "Infelizmente, nós da Think Ball (empresa que cuida da carreira do atleta) não conseguimos atender aos anseios e aos grandes esforços da diretoria do Sport para renovação do contrato de Patrick para temporada 2018", disse Marcelo Robalinho.