Sport

SPORT

Sem fazer esforço, Sport supera Afogados na Ilha do Retiro e vence a primeira em 2018

Gols leoninos foram marcados por Thomas e o estreante Gabriel, no 2º tempo

postado em 20/01/2018 20:20 / atualizado em 22/01/2018 14:06

Ricardo Fernandes/DP
Fazendo valer a sua superioridade técnica e uma folha salarial quase cinquenta vezes maior, o Sport não precisou apresentar um bom futebol para superar o Afogados por 2 a 0, neste sábado, na Ilha do Retiro, na primeira vitória do time na temporada. Os gols saíram apenas no segundo tempo, com o meia Thomas e o atacante estreante Gabriel, que entraram no intervalo.

Com o resultado, o Leão chega aos quatro pontos e assume provisoriamente a liderança do Campeonato Pernambucano, que terá a segunda rodada concluída neste domingo, com mais quatro partidas. Na quarta-feira, os rubro-negros se preparam para um desafio mais difícil, ao enfrentar o Náutico, na Arena de Pernambuco, no primeiro clássico do ano.   

O jogo
Para a segunda partida na temporada, o técnico Nelsinho Baptista promoveu mudanças na equipe do Sport, promovendo as estreias do lateral-direito Felipe Rodrigues (ex-Santos). Com isso, o volante Fabrício foi recuado para a sua posição de origem. Já no ataque, o colombiano Lenis ganhou a vaga do prata da casa Índio. Alterações que seguiram o script do roteiro esperado, com os rubro-negros tendo mais posse de bola e o time do sertão fechado na defesa, a espera de um contra-ataque.

E diante desse cenário, cabia ao Leão usar da sua maior qualidade técnica para furar o bloqueio adversário. Mas não foi o que se viu no primeiro tempo. Com dificuldade com o meia Pedro Castro mais uma vez apagado e Marlone atuando muito aberto, o Sport teve dificuldades na criação. Tanto, que o primeiro chute a gol foi do Afogados, com Eltinho finalizando sem perigo para Magrão, aos 14 minutos.

É verdade que nas duas únicas vezes em chegou, o Sport ficou muito próximo de abrir o placar. Na primeira delas,  aos 19 minutos, após contra-ataque, André chutou e o zagueiro Oseas salvou em cima da linha. Na segunda, explorando o espaço deixado na lateral esquerda, única falha do sistema defensivo armado pelo técnico Pedro Manta, Rogério mandou no travessão, após bom passe de André. Isso já aos 33 minutos.

Porém, os pouco torcedores que compareceram a Ilha não perdoaram a improdutividade da equipe, que desceu para os vestiários sob vaias.

Vitória no segundo tempo
Na volta para a etapa final, Nelsinho Baptista promoveu duas alterações. Uma por ordem médica, com André, reclamando de dores no joelho, dando lugar ao estreante Gabriel (ex-Flamengo). A outra por opção do treinador, com Lenis sando para a entrada de Thomas.

E as mudanças seriam fundamentais para o Leão abrir o cadeado da defesa sertaneja. Aos cinco minutos, Gabriel deu bom passe para Rogério que cruzou rasteiro para Thomas, como elemento surpresa na área, completar para as redes, aproveitando vacilo do goleiro Evandrizio. Curiosamente, o meia, que tem contrato até maio, não comemorou o gol. 

Com a vantagem no placar e o Afogados não tendo qualidade para ameaçar no ataque, o Sport passou a administrar a partida com a esperada tranquilidade. Nos minutos seguintes, o que se viu foi os donos da casa, mesmo sem forçar, sendo o único time a atacar na partida. Em ritmo de treino Rogério perdeu dois gols cara a cara com o goleiro Evandrízio,em um mesmo lance. Já 38 minutos, Gabriel coroou a sua boa estreia fazendo o segundo após receber bom passe de Marlone e deixar um adversário no chão.   

Ficha do jogo

Sport 2
Magrão; Felipe Rodrigues (Thallyson), Ronaldo Alves, Durval e Sander; Fabrício, Pedro Castro e Marlone; Lenis (Thomás), André (Gabriel) e Rogério. Técnico: Nelsinho Baptista.

Afogados 0
Evandrízio; Arlan, Vinícius, Oséas e Thalison; Madson, Douglas e Tarcísio (Evandro); Roger (Bebeto), Etinho (Lenílson) e William. Técnico: Pedro Manta.

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Sebastião Rufino Filho 
Assistentes: Elan Vieira e José Romão Neto 
Gols: Thomas (5 min do 2º) e Gabriel (38 min do 2º)
Cartões amarelos: Arlan (A) e Fabrício (S)
Público: 3.389
Renda: R$ 57.425