Sport

SPORT

Após negociação, Sport rescinde o contrato de maneira amigável com o zagueiro Henríquez

Colombiano tinha contrato até o final de 2019 e pode ter o Vasco como destino

postado em 03/07/2018 15:00 / atualizado em 03/07/2018 15:12

Ricardo Fernandes/DP
O zagueiro Oswaldo Henríquez Bocanegra não é mais atleta do Sport. Pouco utilizado ao longo desta temporada, o defensor colombiano chegou a um acordo amigável com a direção de futebol rubro-negra e não tem mais vínculo com o clube. O contrato dele com o Leão iria até o final de 2019. Livre no mercado, o atleta de 28 anos interessa ao Vasco da Gama. Também nesta terça-feira, o clube anunciou o empréstimo do volante prata da casa Fabrício para disputar a Série B pelo Guarani.

De acordo com apuração da reportagem do Superesportes, por estar sendo pouco utilizado, Henríquez procurou a direção rubro-negra a fim de deixar o clube. Não encontrou obstáculos na diretoria. Como o Sport tinha pendências financeiras com o zagueiro, como por exemplo o pagamento do 13º salário do ano passado, a direção propôs um acordo e o atleta aceitou. Internamente, a saída acabou sendo vista com bons olhos, já que o clube vai economizar com salários vistos como alto (aproximadamente R$ 120 mil) pela atual direção.

Desde que chegou ao Sport, em janeiro de 2016, Oswaldo Henríquez jamais ficou tanto tempo sem atuar pelo clube. Contratado junto ao Millionários, da Colômbia, o zagueiro já não entra em campo pelo Leão há quatro meses. Em informação revelada pelo técnico Claudinei Oliveira em entrevista à reportagem do Superesportes, o atleta chegou a ficar fora dos planos do elenco principal pela antiga comissão técnica encabeçada por Nelsinho Batista. Reincorporado ao grupo pelo atual treinador, o defensor acabou voltando para o fim da fila na hierarquia dos zagueiros. 

Henríquez começou a temporada como titular, mas, quando Claudinei Oliveira chegou, já havia perdido espaço. Nesse intervalo, ainda voltou a sofrer com dores de uma pubalgia, ficando impossibilitado de jogar por algumas rodadas. O resultado é que o jogador passou a ser uma das últimas opções para o setor, estando atrás dos titulares Ronaldo Alves e Ernando, além dos reservas Léo Ortiz e Durval. Mais do que ainda não ter atuado na Série A, a última vez que o atleta foi relacionado para uma partida aconteceu no empate em 0 a 0 com o Internacional, na 9ª rodada. 

Em toda a temporada, Henríquez fez apenas quatro partidas - duas pelo Estadual e outras duas pela Copa do Brasil. No torneio, inclusive, entrou em campo pela última vez em 15 de fevereiro, quando foi titular no vexatória eliminação do Sport para o Ferroviário-CE, em plena Ilha do Retiro. Ao todo, o atleta tem 63 jogos pelo clube, sendo 21, em 2016; 38, em 2017; e quatro este ano - ele marcou apenas um gol pelo Leão.