Sport

SÉRIE A

Sport cai de rendimento, perde por 2 a 1 para Fluminense e quebra invencibilidade em casa

Leão sofre primeira derrota como mandante na temporada com 2ª tempo ruim

postado em 22/07/2018 17:53 / atualizado em 22/07/2018 19:14

Peu Ricardo/DP
Domínio no primeiro tempo seguido de uma grande queda de rendimento na etapa final. Esse roteiro escrito pelo Sport diante do Fluminense, neste domingo, na Ilha do Retiro, custou caro. Totalmente desajustado na segunda etapa, o Rubro-negro acabou derrotado pelo rival por 2 a 1, com dois gols do centroavante Pedro, e perdeu pela primeira vez como mandante nesta temporada. Até então, o clube havia conseguido nove vitórias e cinco empates em casa. 

Com o placar, o time de Claudinei Oliveira tem a segunda derrota seguida na Série A e não consegue repetir o nível de aplicação tática e aproveitamento ofensivo que o marcou nas 12 primeiras rodadas  até a parada para a Copa do Mundo. O resultado é uma queda para a 10ª posição, com 19 pontos somados. Agora, o Leão se prepara para dois jogos seguidos fora de casa com Vitória e Flamengo. Enquanto o Fluminense comemora a primeira vitória depois de seis partidas.

O jogo

O Sport foi para a partida com uma modificação importante. O meia Marlone foi o escolhido para sair do time titular com o retorno do volante Deivid, que cumpriu suspensão automática na rodada anterior. Na prática, o Leão ficou melhor resguardado na defesa e, com a marcação adiantada, também iniciou a partida melhor ofensivamente forçando erros do frágil sistema de retaguarda do Fluminense.


No entanto, foi o próprio Tricolor quem se aproveitou de uma falha do time rubro-negro para abrir o placar na única chance clara que teve na etapa inicial. Aos 17 minutos,  Léo Ortiz marcou a bola e esqueceu Pedro na área. O centroavante, então, acertou um belo chute no canto para abrir o placar. Mas ficou nisso. Tanto que o lampejo do rival logo se apagou com o empate do Sport dois minutos depois com Gabriel.

No restante da etapa, a equipe de Claudinei Oliveira seguiu melhor com destaque para as bolas paradas de Michel Bastos e a movimentação de Fellipe Bastos, conduzindo o meio-campo leonino. Aliás, dessa dupla quase surgiu a virada. Primeiro, após escanteio do meia, o volante saltou de cabeça e forçou grande defesa de Júlio César. Depois, foi a vez de Michel Bastos acertar o travessão após nova cobrança de escanteio direto para o gol. 

Com a bola rolando, por outro lado, o jogo ofensivo do Sport ficou prejudicado pelos constantes erros dos laterais Raul Prata e, principalmente, Sander nos cruzamentos. Além disso, Rogério voltou a ter uma atuação ruim, chegando, por duas vezes, a errar até na condução da bola e saindo pela lateral.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o técnico Marcelo Oliveira promoveu uma alteração tática com a entrada de Junior Dutra na vaga de Dodi e deixando dois atacantes abertos com um centroavante. A mudança quebrou a marcação rubro-negra. O Fluminense, com isso, voltou melhor para o jogo e finalizou por cinco vezes em 16 minutos. Três chutes foram de extremo perigo com Pedro, que chegou a perder um lance claro de frente para o gol.

Enquanto isso, o Sport ficou travado em campo e não conseguiu sair nem para os contra-ataques. As mudanças efetuadas por Claudinei Oliveira também não aliviaram essa condição ruim.  Até que, aos 40 minutos, Ronaldo Alves furou um chute no início de uma jogada do Fluminense que terminou com o toque de calcanhar para sacramentar a primeira derrota do Leão como mandante na temporada.

Ficha do jogo

Sport 1

Magrão; Raul Prata, Léo Ortiz, Ronaldo Alves e Sander; Deivid, Fellipe Bastos, Michel Bastos (Marlone, aos 21min do 2ºT), Gabriel e Rogério (Carlos Henrique, aos 10min do 2ºT); Rafael Marques (Andrigo, aos 32min do 2ºT). Técnico Claudinei Oliveira

Fluminense 2

Júlio César, Léo, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Mateus Norton, Dodi (Junior Dutra, intervalo) e Junior Sornoza (Everaldo, aos 35min do 2ºT); Marcos Junior (Matheus Alessandro, aos 28min do 2ºT) e Pedro. Técnico: Marcelo Oliveira

Local: Ilha do Retiro
Árbitro:  Braulio da Silva Machado
Assistentes: Bruno Boschilia (PR/Fifa) e Neuza Ines Back (SC/Fifa)
Gols: Pedro (17min do 1ºT e aos 40min do 2ºT); Gabriel (19min do 1ºT)
Cartões amarelos:  Fellipe Bastos (S); Dodi, Ayrton Lucas, Sornoza, Richard, Léo (F)
Público: 11.119 pessoas
Renda: R$ 171.595,00