Sport

SPORT

Estilo, recomposição, bola parada e números: conheça Jonatan Gomez, reforço do Sport

Superesportes traçou uma análise do argentino, que liderou quesitos em seu clube na Série A e chega para suprir lacuna no elenco rubro-negro

postado em 13/02/2020 07:30 / atualizado em 13/02/2020 08:33

(Foto: Divulgação/ CSA)
Nono reforço do Sport para a temporada 2020, o meia Jonatan Gomez é um dos cercados de mais expectativas pelo Leão, afinal, o jogador vem de uma boa Série A no ano passado quando esteve no CSA. Ainda que tenha sido rebaixado, pontue-se, foi um dos poucos que se salvou em meio a um elenco limitado montado pelo time alagoano. O jogador foi anunciado na manhã da última quarta-feira, com contrato de dois anos e é esperado para chegar ao Recife nos próximos dias.

Desta forma, para apresentar ainda mais o argentino à torcida rubro-negra, o Superesportes traçou uma análise sobre o atleta, desde a forma de jogar quanto aos números. Para isso, a reportagem, também, conversou com Warner Oliveira, setorista do CSA em 2019 pela rádio FM 98,1 (antiga Gazeta), que o acompanhou de perto. Confira, abaixo, tópico por tópico.

ESTILO
Gómez é o famigerado camisa 10, meia central, de ligação, que joga por trás do centroavante, o ‘enganche’ - posição carente no atual elenco, uma vez que Guto não enxerga Lucas Mugni como esse jogador e não tem certeza sobre Pardal -, tendo sido assim que atuou no CSA, ainda que possa jogar aberto em algumas situações. O argentino tem como característica a distribuição de bola, organização de jogo e ritmo no campo de ataque, com transição ofensiva a partir de enfiadas.

Contudo, não é aquele meia de arrancadas, jogadas individuais, que parte para cima. Gómez busca mais, mesmo, a distribuição no setor. Técnico, tem boa batida na bola e gosta de finalizar de média distância. “Finaliza muito bem, colocado, chuta forte”, acrescentou Warner. Detalhe importante é que o Leão atualmente joga no 4-1-4-1, posição que função primordial do atleta, sendo necessária uma adaptação de alguma das partes.

RECOMPOSIÇÃO
Mesmo sendo meia, atuando por dentro e não tendo a velocidade como principal arma, o argentino é um jogador de entrega sem a bola, ajudando também no momento defensivo. Na última Série A, onde jogou 26 vezes, teve 36 desarmes (4º do clube) e seis interceptações, além de 35 faltas cometidas e sete cartões amarelos, de acordo com o índice Footstats. “Era meia mas incomodava (o adversário), sem bola perdida, raçudo”, analisou Warner sobre sua passagem em Alagoas.

BOLA PARADA
O quesito vem atormentando o Sport desde o ano passado, que só teve efetividade com Pedro Carmona, reserva que atuou poucas vezes. Nesta temporada, o próprio Guto admitiu necessidade de melhorar o fundamento, além da torcida fazer cobrança. Gómez, é verdade, não foi o cobrador oficial do CSA - alternava-se com Celsinho e Carlinhos -, mas apareceu algumas vezes com bons cruzamentos, seja via cobrança de falta ou escanteio, dando uma assistência para gol. “Treinava muito”, disse Warner. Pela necessidade, pode virar protagonista no rubro-negro.

NÚMEROS
No último brasileirão, marcou cinco gols, dos quais três foram de pênalti e os outros dois em chute de 'chapa', entrando na área; além de três assistências, sendo uma cobrando escanteio, outra via lançamento da intermediária ofensiva e, por fim, uma enfiada rasteira por trás da defesa adversária. Ainda, chutou 50 vezes (19 certos e 31 para fora), além de 37 passes para finalização - em ambos os casos, líder da equipe. Os números são mais uma vez do Footstats.

*ESTATÍSTICAS - SÉRIE A 2019 PELO CSA 
- Jogos: 26
- Gols: 5
- Assistências: 3
- Finalizações: 50
- Passes para finalização: 37
- Desarmes: 36
- Interceptações: 6
- Faltas cometidas: 35
- Faltas sofridas: 70 (líder do clube)
- Cartões amarelos: 7
- Cartões vermelhos: 1

*Fonte: Footstats