Sport

SPORT

Histórico, estilo, análise e números: veja mais sobre Maidana e Bruninho, reforços do Sport

O Diario traçou um levantamento para apresentar com um pouco mais de detalhes os mais recentes contratados pela equipe rubro-negra vindo do Galo

postado em 12/03/2020 07:25 / atualizado em 12/03/2020 08:20

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)
O Sport anunciou na manhã da última quarta-feira dois reforços, o zagueiro Iago Maidana e o atacante Bruninho, ambos contratados junto ao Atlético-MG e com contrato até dezembro deste ano. Tratam-se de dois jovens jogadores, com 23 e 19 anos, respectivamente - ainda que o defensor tenha um currículo maior no futebol brasileiro. Assim, o Diario de Pernambuco traçou um levantamento para o torcedor rubro-negro conhecer um pouco melhor a dupla que acabou de desembarcar na Ilha do Retiro.

Nos tópicos abaixo, saiba mais sobre o histórico, forma de atuar, estatísticas com base no Brasileirão (competição que o Leão vai disputar) de 2019. Ainda, uma análise feita pelo repórter Roger Dias, do jornal O Estado de Minas, que acompanha de perto o Atlético-MG. Confira abaixo.

MAIDANA
Histórico
Maidana foi revelado pelo São Paulo com bom histórico, tendo deixado o clube por problemas burocráticos - antes, Maidana, ainda, havia passado por categorias inferiores da seleção brasileira. Após deixar o clube paulista, atuou no São Bernardo e no Paraná, onde se destacou aos 21 anos, sendo peça importante no acesso do clube à Série A em 2017, realizando 26 jogos e marcando cinco gols.

Então, foi contratado em definitivo pelo Atlético-MG em 2018, sendo titular na campanha da Série A daquele ano que levou o time à libertadores. Mas em 2019 começou a perder com as chegadas de Réver e Igor Rabello. Neste ano foram três partidas, sendo a última em 26 de fevereiro - condição física não é um problema e pode enfrentar o Ceará.

Estilo
Mesmo para os padrões de zagueiro, é alto (1,94m) e tem como principal qualidade a imposição física e as jogadas por cima. “Tem como ponto forte o jogo aéreo, embora tenha sido criticado em alguns jogos por justamente falhar em jogadas de escanteios de falta”, avaliou Roger.

Análise por Roger Dias
“Maidana é um jovem promissor que chegou ao Atlético-MG no início da gestão Sette Câmara (presidente do Galo) para qualificar a zaga, que havia sido muito criticada em 2017 no Campeonato Brasileiro. O melhor momento foi na reta final do Brasileiro de 2018, quando ele formou dupla com o Leonardo Silva, ajudando a dar estabilidade ao setor na conquista da vaga na Libertadores. É um zagueiro que pode evoluir, mas precisa ter ritmo de jogo”, disse.

*Números - Série A 2019 (via Footstats e SofaScore)
- Jogos: 7 (90 minutos por jogo)
- Desarmes: 3
- Faltas cometidas: 6
- Gols: 1
- Assistências: 0
- Duelos aéreos ganhos: 25
- Interceptações: 5
- Perdas de posse: 5
- Rebatidas: 51
- Jogos sem ser vazado: 0
- Cartões: 2
(Foto: Reprodução/ SofaScore)

BRUNINHO
Histórico
O meia-atacante que ganhou espaço na temporada passada após a Copinha (onde fez dois gols em cinco jogos), especialmente na Série A, tendo realizado 13 partidas na competição, ainda que apenas três como titular. Nesta temporada, perdeu espaço com o então técnico Rafael Dudamel. Fez três jogos em 2020, sendo o último no 2 de fevereiro. 
Estilo
Por característica e forma de atuar, é um meia central, que joga por dentro, mas também pode atuar pelos lados - ainda que caia um pouco mais de rendimento. Tem boa jogada individual e gosta de ir para cima da marcação. “É aquele típico meia clássico, inteligente, tendo como ponto forte as arrancadas com velocidade e as jogadas de um contra um”, avaliou Roger.

Análise por Roger Dias
“O Bruninho é um atleta formado na base do Galo que ganhou espaço nos últimos dois anos. Acho que ele deveria ter mais espaço no Atlético”, avaliou, até alertar para uma oscilação. “Mas em alguns jogos ele sumia, fazendo com que perdesse espaço. Em outras partidas, ele muitas vezes foi escalado como jogador de beirada, com obrigação de recompor no sistema defensivo, o que o deixava exausto rapidamente”. 

Números - Série A 2019 (via Footstats e Sofascore)
- Jogos: 13 (33 minutos por jogo)
- Gols: 2
- Assistências: 0
- Dribles: 6 (3 certos)
- Faltas sofridas: 8
- Finalizações: 21
- Passes: 14 (por jogo)
(Foto: Reprodução/ SofaScore)