Sport

SPORT

Sport suspende atividades e presidente revela possibilidade da CBF antecipar férias

Dizendo-se contra a continuação dos jogos e aguardando posição das federações locais, presidente afirmou que CBF cogita dar férias aos times

postado em 16/03/2020 12:25 / atualizado em 16/03/2020 13:11

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
“Eu acho uma irresponsabilidade, mas o que eu posso fazer?”. A indagação é do presidente do Sport, Milton Bivar, sobre a possibilidade de as competições profissionais de futebol seguirem no Brasil em meio a pandemia do coronavírus. Preocupado com a situação, o mandatário afirmou que, enquanto aguarda um posicionamento das federações locais sobre a continuidade ou não dos campeonatos, emitiu uma Portaria no clube suspendendo todas as demais atividades no clube.

“A CBF ontem cancelou todas as competições, possivelmente por 30 dias. E aí devemos acompanhar esse problema. Já me antecipei e tomei algumas medidas. Bati uma portaria e tomei algumas providências, fechando o clube: o parque aquático, departamento de esportes amadores, a base, as escolinhas”, afirmou Bivar. “Vamos disponibilizar álcool gel, caixas de lenços descartáveis”, exemplificou.

A CBF emitiu no último domingo um comunicado paralisando todas as competições nacionais sob sua coordenação (Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20), deixando os estaduais e a Copa do Nordeste a critério das próprias federações. O Regional deverá ter uma decisão até esta terça-feira. A princípio, haveria uma reunião com os representantes dos times, mas a resolução será feita de forma online.

“O (futebol) profissional está aguardando a posição da Copa do Nordeste. Eu acho uma irresponsabilidade (seguir tendo jogo), mas o que eu posso fazer?”, disse. “Temos que acompanhar todos os órgãos, o governo está tomando várias medidas, a prefeitura, o estado. E temos que estar de mãos dadas para enfrentar esse surto”.

A Copa do Nordeste pode ser paralisada por tempo indeterminado ou ocorrer de portões fechados, como já foi a derrota do Sport para o Ceará no último domingo. Diante deste cenário, Bivar afirma que ainda não tem uma posição formada porque espera uma decisão mais concreta. “Vamos aguardar para poder dar a nossa opinião. Ainda não deu para botar na balança. A questão é: adiar, mas até quando?  Temos que esperar o posicionamento da CBF, de quantos dias seria essa paralisação. De repente dispensamos os jogadores mas aí é informado que em uma semana começa tudo de novo. E aí?”, questionou.

CHANCE DE A CBF ANTECIPAR AS FÉRIAS

Sobre as possibilidades citadas pelo presidente, Bivar afirmou que a CBF já cogita a chance de adiantar as férias do fim do para agora - algo que, pelo cenário, teria de ser em comum acordo com as federações estaduais para não desequilibrar o calendário brasileiro.

“Tem que primeiro vir um posicionamento da CBF. Antecipar as férias de dezembro é uma solução que está se pensando. Então tudo bem, sai todo mundo de férias e vamos embora”, disse. Questionado de onde partiu essa antecipação, ratificou que da federação nacional. “A CBF que está conversando sobre isso”, finalizou, sem dar detalhes.