Sport

SPORT

Após testes da Covid-19, Sport inicia volta dos treinos do sub-20 e feminino; veja logística

Sub-20 ficará alojado por um mês no CT, enquanto feminino vai fazer atividades na Ilha do Retiro, mas sem permanência fixa; foram 100 exames

postado em 19/08/2020 14:20 / atualizado em 19/08/2020 15:16

(Foto: Divulgação/ Sport Recife )
Após a volta do elenco profissional em meio à pandemia do coronavírus, o Sport retorna os treinamentos da categoria sub-20, a partir desta quarta-feira, e do futebol feminino, na próxima terça-feira. Para isso, foi realizado um mutirão de exames da Covid-19, com cerca de 100 exames, em parceria com um laboratório de saúde que patrocina o clube. E todos estão aptos para as atividades normais, conforme explicou o diretor médico rubro-negro, Stemberg Vasconcelos.

“A gente fez todos os exames do futebol feminino e do sub-20 e todos saíram negativo, ninguém está com Covid-19. Alguns já tiveram IGG positivo (apontaram para presença de anticorpos da doença, ou seja, adquiriram o vírus mas estão curados), então todos liberados”, disse. 

O sub-20 vai fazer toda a pré-temporada alojados no centro de treinamento José de Andrade Médicis, sem sair das instalações, por cerca de 30 dias. “Quando começar o campeonato vai todo mundo voltar a vida normal mas até lá ficam no CT”, afirmou Stemberg. Mesmo sem deixar o CT, os jogadores devem fazer nova rodada de exames a cada 15 dias, até começar a competição da categoria - previsto para 23 de setembro -, quando a CBF passa a fazer o mesmo protocolo do profissional (testes antes de cada jogo).

Já o feminino vai realizar as atividades na Ilha do Retiro, diferentemente do sub-20, não será uma concentração contínua. “O futebol feminino fina ca Ilha mas ficam indo e voltando. E fazemos a programação de testes a cada 15 dias”, disse, até retornar a competição da categoria, prevista para 25 de outubro, quando passa a vigorar o protocolo da CBF. Além dos exames quinzenais, será feita aferição de temperatura, higienização e realização de um questionário, diariamente. Confira abaixo.

Histórico de testes do elenco profissional masculino do Sport
O Sport já realizou oito rodadas de exames da Covid-19. Na primeira testagem do clube, há quase dois meses, foram feitos 97 exames, com 12 (sendo cinco jogadores) resultando positivo para o coronavírus - a boa notícia, porém, é que apontaram positivo também para a presença de anticorpos, ou seja, já curados da doença. 

Em seguida, só foi registrado novo caso no fim de julho, quando o lateral esquerdo Luciano atestou para a doença e foi afastado, estando atualmente já liberado normalmente. O curioso é que o prata da casa foi um dos que havia dado positivo para a presença de anticorpos na rodada inicial de exames. 
(Foto: Bruna Costa/ Sport Recife )