Mais Esportes

REFENO

Últimos veleiros chegam a Fernando de Noronha e 27ª edição da Refeno chega ao fim

Camiranga foi o vencedor da Fita Azul e o Patoruzú foi o destaque pernambucano

postado em 28/09/2015 19:10

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Gaúcho/AeroRec/Cabanga

FERNANDO DE NORONHA - A 27ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha está encerrada, com a chegada dos últimos barcos ao arquipélago, na tarde desta segunda-feira (antes do prazo final, marcado para a terça-feira). Todos as 43 embarcações que largaram do Marco Zero, no último sábado, chegaram. Houve uma quebra no percurso, do catamarã Ciranda, que teve o mastro partido. Ele chegou ao destino final com a ajuda de outro veleiro, o Kakamaumau, que auxiliou nos reparos mergenciais e o conduziu até terra firme.

O vencedor do troféu Fita Azul foi o Camiranga, do Rio Grande do Sul, que chegou no domingo às 9h56 a Fernando de Noronha. Ele fez o percurso num bom tempo, de 20h26min37s - melhorando sua marca do ano passado, que também valeu o título, de 22h40min43s. Os últimos barcos a chegar ao arquipélago foram os veleiros AmarSemFim e Argos, mais de 51 horas depois da largada.

O destaque pernambucano foi o Patoruzú, que, após duas tentativas frustradas, enfim, concluiu o trajeto da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A embarcação que entrou como favorita nos anos anteriores, nunca havia chegado ao fim da travessia por conta de problemas no barco. Dessa vez, nada deu errado e a tripulação chegou na noite do último domingo ao arquipélago, cruzando a linha de chegada na segunda colocação.

Em terceiro lugar chegou à Ilha o veleiro Mussulo III Angola Cables, que tinha na tripulação o repórter do Superesportes, Alexandre Barbosa. A embarcação fez o tempo de 31h15min02s, quebrando o próprio recorde e ficando com o título da classe RGS e Imprensa.

A premiação da Refeno acontece na quarta-feira, com uma festa no Museu do Tubarão. Na quinta-feira, os barcos começam a deixar o arquipélago, rumo aos seus próximos destinos.