Mais Esportes

REGATA

Desbravador da Antártida, navegador Amyr Klink traz seu Paratii 2 para participar da Refeno

Discreto, velejador evitou fazer alarde e se inscreveu como qualquer participante

postado em 22/09/2016 09:10 / atualizado em 22/09/2016 17:09

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Shilton Araujo/Esp.DP
A sua história de vida faz de Amyr Klink, 61 anos, uma lenda da navegação marítima mundial. Hoje, ele roda o mundo contando em concorridas palestras o que viveu nas suas 42 viagens à Antártida. Algumas delas, sozinho. Ele admite que gosta da solidão. É um sujeito tímido, que prefere ficar longe da badalação. Quando decidiu que iria trazer o seu veleiro Paratii 2 para participar da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), que tem largada marcada para este sábado, não fez alarde. Se inscreveu como qualquer outro participante. Não procurou o Cabanga Iate Clube em busca de qualquer privilégio ou tratamento diferenciado.

Assim, Amyr Klink pegou a organização da Refeno de surpresa. "Ele se inscreveu como qualquer outro barco. Quando fomos fazer o checklist dos velejadores inscritos, vimos o nome de Amyr. Foi uma surpresa para gente", contou o Comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro. Após desmarcar alguns compromissos, Amyr vai participar pela segunda vez da Refeno. Em 1993, teve a primeira experiência. Agora, está de volta, com o seu Paratii 2, ao lado de nove amigos. "A Refeno é uma regata que não precisa de convite para vir. Já tinha vindo uma vez. Sempre acompanhei de longe. Esse ano, quis realizar um desejo e vim", disse o velejador.

A conversa com Amyr flui de uma maneira impressionante. Ele fala com orgulho da Marina do Engenho, que mantém na cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Lá, diz que não tem clientes e sim amigos. "Boa parte deles estarão aqui, participando da Refeno", revela. O local é um centro congregador da vela, que gera empregos e contribui para a economia do município. Foi lá onde ele construiu o Paratii 2, uma versão aprimorada da sua primeira grande embarcação, o Paratii. "Ele é tudo aquilo que a gente imaginou para facilitar as viagens à Antartida", resume.

O Paratii 2 tem 30 metros de comprimento, 8,5 metros de largura e peso que varia de 75 toneladas a 110 toneladas (cheio). Foi totalmente pensado para as viagens ao extremo Sul do planeta. Não tem nenhum peso morto em sua estrutura. Quase todo espaço é reservado para o acúmulo de óleo diesel - 33 mil litros no total. "Costumo dizer que o Paratii 2 é um tanque de combustível ambulante", brinca Amyr. Apesar da grandiosidade, pode ser conduzido facilmente por apenas uma pessoa e tem um custo operacional baixo. Para desbravar o gelo, ao contrário da maioria das embarcações, está pronto para encalhar. "É um barco diferente", define.

Casado com Marina, e pai de três filhas, as gêmeas Tamara e Laura, de 19 anos, e Marina, de 16, Amyr confessa que teve medo de navegar com a família no início, mas ressalta a importância das lições do mar para sua garotas. Ano que vem, promete voltar à Refeno para apresentar Fernando de Noronha às filhas. Mas antes tem um outro plano especial para executar junto à família. Amyr revelou que pretende fazer uma última viagem para a Antártida. "Estou querendo fazer uma despedida. Talvez no fim do ano, com as meninas", conta o velejador, que, para inovar, vai fazer um percurso inédito, mais difícil do que o tradicional. "Seria contra tudo, bem complicado, mas gostaria muito de fazer".

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/09/22/1708/20160922170253698006a.jpg', 'id_content': 3327085L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/mais-esportes/2016/09/22/galeria_maisesportes,1708/desbravador-da-antartida-navegador-amyr-klink-traz-seu-paratii-2-para-a-refeno.shtml', 'titulo_destaque': 'Desbravador da Ant\xe1rtida, navegador Amyr Klink traz seu Paratii 2 para participar da Refeno', 'id_pk': 1708L, 'id_conteudo': 3327085L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Desbravador da Ant\xe1rtida, navegador Amyr Klink traz seu Paratii 2 para a Refeno', 'id_treeapp': 11, 'descricao_destaque': 'Discreto, velejador evitou fazer alarde e se inscreveu como qualquer participante', 'schema': 'foto_12711703576'}