Mais Esportes

REGATA

Organizadores já miram a 31ª edição da Refeno

Renovada, Regata Recife-Fernando de Noronha chega ao fim com festa dos campeões e com 80% de taxa de ocupação na rede hoteleira do arquipélago

postado em 03/10/2018 21:12 / atualizado em 03/10/2018 21:18

Anderson Malagutti/DP
Uma regata sem sustos, com título para um barco de Pernambuco, com novidades para os moradores de Fernando de Noronha e com a rede hoteleira lotada. Assim podemos resumir a 30ª edição da Refeno, regata entre Recife e o arquipélago, que teve sua festa de encerramento na noite desta quarta-feira no Museu do Tubarão e premiação aos campeões da competição. Fatores que deixaram os organizadores bastante satisfeitos e também já pensando na próxima edição, que já tem data marcada para acontecer. A largada da 31ª edição será no dia 28 de setembro de 2019.

Em números finais, a edição deste ano, que teve o trimarã Patoruzú levando o troféu Fita Azul, teve 61 embarcações inscritas. Destas, 59 partiram do Marco Zero (duas acabaram não partindo) e 54 chegaram em Fernando de Noronha. Duas acabaram sendo rebocadas para Natal/RN, após apresentarem problemas. Outras três ligaram o motor na chegada a Noronha e foram desclassificadas. A regata teve embarcações de 12 estados. Pernambuco teve a maior representação, com 16 barcos. Além disso, duas embarcações estrangeiras também participaram. Uma da Rússia e outra da Grã-Bretanha. Foram 447 tripulantes ao todo na Refeno.

Além da regata, a Refeno também acabou beneficiando diretamente os moradores locais, com uma ação social que ocorreu nos dias em que os velejadores estiveram na ilha. “A gente está deixando na Refeno deste ano um legado de ações sociais. Participaram advogados, psicólogos, odontólogos, nutrólogos, nutricionistas (houve também aula de vela para crianças no porto de Noronha). Então foi muito importante essa participação. O Cabanga também arca com uma manutenção mensal, mesmo que pequena, em termos de doação para a creche aqui de Noronha”, explicou o comodoro Delmiro Gouveia. 

Na sua 30ª edição, a Refeno também precisa sempre se renovar para não cair no comodismo. “A Refeno se renova toda ano. Neste ano demos um grande incentivo aos velejadores que vieram e que tem as mais diversificadas profissões. Então a grande novidade deste ano foi a ação social. Além do aumento de números de inscritos. Nos próximos anos espero manter, ou o próximo comodoro, esse apoio que estamos dando à terceiros possa se repetir. Porque inovação é sempre bem-vinda, senão estaríamos estagnados e geraria uma curva de desconforto”, finalizou o comodoro.

A Refeno tem apoio direto de Fernando de Noronha. Neste ano a administração da ilha realizou diversa intervenções para que a regata ocorre dentro do espera. Foi feitas melhorias no porto, no sinal de internet, com a Compesa (para que não faltasse água) e a instalações de banheiros químicos, conforme foi explicada Giovana Rodrigues, superintendente de turismo e esportes, que representou a administração da ilha de Fernando de Noronha.

Classificação Final

Fita Azul
Patoruzu

RGS A
Mussulo
V. Max
Marujos

RGS B
Bolero II
Avatar
Ventanis

RGS C
Labadee
Charada
Spectra

RGS Geral
Mussulo
V. Max
Bolero

Catamarã A
Kakamaumau
Pinguim
Ocean Spirit

Catamarã B
Ciranda
Avoador 2
Zen

Trimarã
Patoruzú

Aço
Kat
Endurece
Entre Polos

Mocra
Aventureiro 3
Algo +
Seu Gugu

Bico de Proa A
Audaz
Zenith
RS1

Bico de Proa B
Tutatis
Sem Fim
Nandu

Aberta
Ukiukiu Nui
Plankton
Yarebe

Turismo
Toro
Yakare
Anakena