Seleção

SELEÇÃO OLÍMPICA

Em bom teste para as Olimpíadas, Brasil vence os EUA em uma Ilha do Retiro quase vazia

Sob os olhares de apenas 6.902 torcedores, time sub-23 do Brasil venceu por 2 a 1

postado em 11/11/2015 22:56 / atualizado em 12/11/2015 00:29

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
De tão pequeno, o público na Ilha do Retiro lembrava a de um jogo pouco importante do Campeonato Pernambucano. Porém, quem estava em campo era a seleção olímpica do Brasil, em preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começa em exato 267 dias. No entanto, os poucos torcedores que compareceram, muitos com toda a família, puderam ver um bom teste para a equipe sub-23 treinada por Rogério Micale, que com gols de Gabigol e Luan, venceu os Estados Unidos por 2 a 1. A atuação foi recompensada com aplausos. No próximo domingo, as duas seleções voltam a duelar, em Belém, no último amistoso do ano. Até as Olimpiadas, há compromissos em março e possivelmente em junho.

“Aproveitei esse amistoso para trazer a família, já que é um jogo tranquilo. Minha esposa nunca assistiu a uma partida na Ilha. Será também a primeira partida da minha filha. O público não se empolgou, mas acho que faltou mais divulgação. Só fique sabendo desse jogo na terça-feira”, disse o rubro-negro Guilherme Jardim.

Tricolores e alvirrubros também deixaram a rivalidade com o Sport de lado (e esqueceram um pouco a reta final da Série B) para prestigiarem o amistoso. “É a seleção olímpica, mas não deixa de ser o Brasil”, lembrou o coral Joas Cândido. “Hoje o estádio não é do Sport, é do Brasil. Por isso estou aqui”, brincou o alvirrubro Sandro Guerra.

Jogo

Na reta final da preparação visando as Olimpíadas, Rogério Micale optou pela manutenção da base que venceu os amistosos contra República Dominicana e Haiti, em Manaus, em outubro. As únicas mudanças foram a entrada de Gabigol no lugar de Kenedy no ataque, sem contar o retorno de Fabinho, lateral titular na direita que estava na seleção principal.
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press


Em campo, contra uma aguerrida seleção norte-americana e com jogadores que disputaram a última Copa, como o zagueiro Brooks, o Brasil dominou o primeiro tempo. Tendo como ponto forte, justamente o setor ofensivo, principalmente com o quarteto Lucas Silva; Gabriel Jesus, Luan e Gabigol. Esse o autor do gol solitário do primeiro tempo, driblando o goleiro Horton, após excelente lançamento de Lucas Silva. O placar de 1 a 0 terminou ficando barato pelo volume de jogo brasileiro.

Na etapa final, a impressão era que uma vitória fácil se desenharia, com gol de Luan, em belo chute no ângulo logo no primeiro minuto, após novo bom passe de Lucas Silva. No entanto, a ilusão se desfez graças a um erro grosseiro do zagueiro Dória, que cometeu pênalti aos 11 minutos e foi expulso. Kiesewetter converteu com chute no centro do gol. Com isso, o jogo mudou e o Brasil passou a segurar o resultado, mesmo sendo pressionado em alguns momentos. Houve tempo ainda para Fred mandar no travessão. No fim, a seleção acabou aplaudida pelos poucos, mas animados torcedores que foram à Ilha.

Ficha técnica:

Brasil 2

Ederson; Fabinho, Rodrigo Ely, Dória e Wendell (Jorge); Fred, Lucas Silva (Rodrigo Caio) e Felipe Anderson (Valdívia); Gabriel Jesus (Marlon), Gabigol (Gustavo Scarpa) e Luan (Kenedy). Técnico: Rogério Micale.

Estados Unidos 1
Horton (Kempin); Okwuonu, Carter-Vickers, Brooks e Miller; Alashe, Polster (Serna); Kiesewetter, Zelalem e Green (Maki Tall); Shelton. Técnico: Andi Herzog

Local: Ilha do Retiro.
Gols: Gabigol (42 min do 1º) e Luan (1 min do 2º) e  Kiesewetter (11 min do 2º)
Cartões amarelos: Kenpim (EUA), Fred e Dória (BRA)
Expulsão: Dória (BRA)
Publico: 6.902
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/11/11/1372/20151111221315924955e.jpg', 'id_content': 3212727L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/futebol-nacional/2015/11/11/galeria_futebol_nacional,1372/fotos-brasil-2-x-1-eua.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Brasil x EUA', 'id_pk': 1372L, 'id_conteudo': 3212727L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Brasil 2 x 1 EUA', 'id_treeapp': 35, 'descricao_destaque': 'Em bom teste para as Olimp\xedadas, sele\xe7\xe3o brasileira vence os EUA em uma Ilha do Retiro quase vazia ', 'schema': 'foto_12711703576'}