Sport

SPORT

Indicado por Hélio dos Anjos e comprado por R$ 250 mil, Rithely reencontra o 'criador'

Carreira do volante tem a marca do técnico do Goiás, que o lançou ainda no profissional

postado em 04/06/2015 09:30 / atualizado em 04/06/2015 09:18

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Rithely chegou ao Sport em 2011. Ainda garoto, com 20 anos, era um desconhecido da torcida rubro-negra. Não do treinador Hélio dos Anjos - então comandante do Leão da Ilha. Com conhecimento do volante, cria da base do Goiás, o técnico o indicou para o clube a um custo que se tornou irrisório diante do futebol que o volante tem apresentado. Por R$ 250 mil, o atleta assinou contrato com o Rubro-negro - que adquiriu 50% dos direitos econômicos e 100% dos federativos. Do começo duro, marcado por vaias e muitos erros de passe, o atleta evoluiu e se transformou em uma das referências do time. Nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro, diante do Goiás, é a vez do criador encontrar a criatura.

Quatro anos depois de participar da contratação de Rithely, o treinador Hélio dos Anjos dá sinais de que guarda detalhes muito claros sobre a trajetória do jogador. Lembra da sua estreia, por exemplo, ainda no Goiás. O conhecimento faz o atual comandante do Esmeraldino colocar Rithely na condição de melhor volante do Campeonato Brasileiro da Série A.

"Lancei esse jogador com 17 anos dentro da Arena da Baixada, marcando Paulo Baier. Segundo jogo dele com 17 anos foi no Maracanã com 90 mil pessoas (sic), marcando o Petkovic. Terceiro jogo dele foi contra o São Paulo, num jogo decisivo que todo mundo pensou que a gente iria perder e acabar atrapalhando o título do Flamengo em 2009. Ele, inclusive, fez até gol. Eu não entendi na época a condição que ele ficou dentro do clube, no caso o Goiás. Eu tive sim a felicidade de indicar a sua contratação. Eu sei que, na época, eu fui bastante questionado. Mas, para mim, não tem surpresa nenhuma. Na minha visão, é o principal volante do Campeonato Brasileiro", declarou.

Diretor do clube na época em que Rithely chegou ao Sport, Gustavo Dubeux comprou a ideia de Hélio dos Anjos. Quando o treinador saiu do Sport, inclusive, ele foi um dos que bancou a permanência do volante. Até que colheu os frutos. No ano passado por exemplo, Rithely foi cobiçado pelo Internacional. O clube gaúcho queria envolvê-lo em uma troca de jogadores. Não saiu da Ilha. Teve contrato renovado com o clube até maio 2017.

"Ele foi uma indicação mesmo de Hélio dos Anjos. Eu já tinha também algumas informações dele e nós compramos os direitos de Rithely. É um jogador que sempre acreditei. Ano passado, junto com Arnaldo Barros, nós insistimos na renovação de contrato com ele e conseguimos isso", disse. "Está sendo muito útil juntamente com outros jogadores que permaneceram no clube. O Renê também começou a aparecer em 2011 depois de um torneio que a base disputou na Alemanha. Agora, o Eduardo (Baptista) tem mérito de dar espaço e sequência a esses jogadores no Sport. Sobre Rithely, ele merece uma chance na Seleção", acrescentou. Segundo Dubeux, os outros 50% dos direitos econômicos de Rithely estão divididos entre o Goiás além do jogador e seu empresário com 25% para cada lado.

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press