RIO DE JANEIRO

Bunker inglês na Urca conta com estrutura top, bancada pela Football Association

Assim como Alemanha e Holanda, a Inglaterra também gastou para montar estrutura

postado em 16/06/2014 12:28 / atualizado em 16/06/2014 19:44

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Cassio Zirpoli/DP/D.A Press
Cassio Zirpoli
Enviado especial

Rio de Janeiro - A Football Association (FA), a federação inglesa de futebol, é uma das mais ricas do mundo. Para dar plenas condições de trabalho às suas seleções, os britânicos não costumam economizar. Os valores não foram revelados (em "libras esterlinas"), mas é difícil achar que saiu barato o quartel-general montado no bairro da Urca. Assim como Alemanha (sul da Bahia) e Holanda (estádio da Gávea), a Inglaterra criou seu próprio bunker no país. Utilizando a Escola de Educação Física do Exército, liberado especialmente para o Mundial de 2014, o English Team vem se sentindo em casa - apesar do clima, com bastante calor no Rio, mesmo já na estação de inverno. Montado em tempo recorde, o centro de treinamento foi totalmente adaptado para receber a seleção inglesa durante a Copa do Mundo.

 

Cassio Zirpoli/DP/D.A Press
 

A segurança

com a presença de soldados por toda parte - é bem rigorosa, com revista em bolsas e malas de carros. O local conta com um campo com as dimensões exigidas pela Fifa (105m x 68m), com grama do tipo bermuda e qualidade impecável, atendendo ao técnico Roy Hodgson, que mantém a missão de acabar com o jejum de títulos desde 1966. Para completar o cenário, uma vista panorâmica do início da Baía de Guanabara. O mar é logo à frente.

A imprensa também foi lembrada na organização, com a criação de uma sala de conferências com 126 lugares, num ambiente climatizada, tendo ainda um saguão com mesas para repórteres e fotógrafos, internet em altíssima velocidade e sistema de tradução instantânea. Tudo para tentar agradar a exigente imprensa britânica, presente em peso na cobertura diária da equipe. Na saída - o local fecha duas horas após a última coletiva -, funcionários da FA ainda distribuem pen drives estilizados da federação como lembrança.

Cassio Zirpoli/DP/D.A Press
 

Inicialmente, esperava-se um tempo de permanência da delegação até curto no CT, sobretudo com as viagens da equipe, que estreou em Manaus, do lado do país. No entanto, logo após a partida - com a dolorosa derrota para a Itália, 2 a 1 -, a seleção de Gerrard, Rooney, Sterling já retomou os treinos no "QG". Hospedado num hotel em Ipanema, a equipe, acompanhada de batedores, logo chega ao CT da Urca. A ideia (sonho) é ficar até 13 de julho.