RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (1) Comentários
  • Votação:

Londres 2012

Inspiração para Yane Marques

Pentatleta vê no seu técnico, Alexandre França, um exemplo para se espelhar

Ana Paula Santos - Diario de Pernambuco

Publicação:

10/08/2012 08:30

 

Atualização:

10/08/2012 08:43

Junto com a família, pernambucana passeou por um shopping de Londres com o técnico (E) (Ana Paula Santos/DP/D.A Press)
Junto com a família, pernambucana passeou por um shopping de Londres com o técnico (E)
A distância nunca foi empecilho para o técnico Alexandre França, de 40 anos, orientar e seguir os passos de Yane Marques. Ele hoje mora em Porto Alegre, enquanto a pentatleta tem residência fixada em Recife. Por ser militar – é major do Exército Brasileiro -, França serviu durante quatro anos na capital pernambucana. Foi neste período que conheceu Yane, na época atleta apenas da natação. A confiança mútua fez nascer entre os dois mais do que uma relação treinador/atleta. Uma nova família foi constituída. Em Londres, Yane está instalada na Vila Olímpica, sob o cuidado direto do treinador. Já a mãe da atleta, a dona de casa Goretti Fonseca, está hospedada na mesma casa em que estão a esposa de França, Denise, e a mãe de Thales Metre (instrutor de esgrima da atleta), dona Fátima Metre. “Somos uma grande família. Fui até padrinho de casamento da Larissa (Lellys, outra pentatleta de Pernambuco). Temos uma relação muito tranquila e a confiança é total”, explicou França.

O treinador conta que começou no pentatlo moderno por
Yane e a mãe Goretti Fonseca (Ana Paula Santos/DP/D.A Press)
Yane e a mãe Goretti Fonseca
convite de amigos. Antes, havia jogado basquete (França tem 1,92). Morou no Recife de 2002 a 2005 e, somente um ano após desembarcar na capital pernambucana, colocou a mão na massa. “Em 2003, organizei o primeiro biatlo. E foi gente de todas as idades, até dona Carminha (nadadora da terceira idade, bastante conhecida na cidade) estava no meio. Foram 180 participantes. E neste bolo todo estava a Yane”.

Como os atletas que se destacaram no biatlo eram, em sua maioria, nadadores, os tempos feitos por eles chamaram a atenção da Confederação Brasileira, que solicitou a participação deles, no mesmo ano, no Campeonato Brasileiro. “E durante muito tempo os atletas ficaram disputando duas modalidades: a natação e o biatlo. Depois, tiveram que se decidir”, acrescentou Alexandre França.

E a decisão de Yane não poderia ter sido mais acertada. Em pouco tempo, os resultados começaram a aparecer. “Confesso que nunca imaginei que ela chegasse a esse ponto tão rápido. Ela deu uma guinada a partir do Pan do Rio, em 2007”, contou o treinador. E que guinada. Atualmente, Yane é a terceira melhor pentatleta do mundo. E o segredo para o sucesso é um só: compromisso.

Yane é tão comprometida com o treino que, em períodos de competição, não desvirtua o foco por bobagens. Ontem, por exemplo, durante um rápido encontro com a mãe e os familiares dos seus treinadores, ela já estava impaciente. Sentou-se no chão do shopping Westfield, enquanto o grupo decidia que caminho ia tomar. Uma rápida passagem em duas lojas e pronto. “Não gosto de ficar aqui sem fazer nada. Fico logo agoniada. Amanhã (hoje), tem que levar a espada da esgrima e o capacete do hipismo para averiguação. Ver se está tudo dentro do exigido. A cabeça está na prova”, revelou a atleta, que rapidamente retornou à Vila.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(1) comentário(s)

Autor:

Paulo #- santos


Precisamos incentivar as familias trabalharem juntos, o Brasil esta carente de Atletas ,Pais que apoia e acompahe nas competiçoes.... parabens exelente a reportagem amei .

Infográficos

Modalidades Olímpicas

Blogs e Colunas