Náutico

Série A

Náutico perde e mantém jejum de vitórias fora de casa

Timbu saiu derrotado por 2 a 1 para o Coritiba no estádio Couto Pereira

postado em 17/10/2012 21:27 / atualizado em 17/10/2012 22:36

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

GERALDO BUBNIAK

A história é sempre a mesma. Motivado, o Náutico embarcou pregando o discurso de que era a hora de vencer a segunda longe dos Aflitos. Porém há mais de quatro meses, quando ganhou do Atlético-GO no Serra Dourada, a história vem se repetindo. Nesta quarta-feira, o time caiu mais uma vez em campo inimigo. Seria, aliás, a chance de afastar de vez a possibilidade do rebaixamento. O Coritiba, no entanto, tomou conta do jogo desde os primeiros minutos. Aproveitando-se de falhas do Timbu, fez 2 a 1 no Couto Pereira e manteve o jejum de vitórias fora de casa do Alvirrubro nesta Série A.

Bastaram somente dois minutos para o Coxa abrir a contagem. Desprevenido, o sistema defensivo do Náutico cochilou na marcação e permitiu que Deivid, sozinho, ficasse cara a cara com Felipe. O goleiro até que tentou fazer a defesa. Espalmou parcialmente, mas, no rebote, a bola se chocou contra a coxa do zagueiro Alemão e entrou: 1 a 0. O gol contra deu ainda mais ânimo para os mandantes. Acuado, o Timbu viu o Coritiba pressionar. A oportunidade mais clara dos donos da casa, entretanto, foi em um chute de longe de Everton Ribeiro, espalmado para escanteio.

LEIA MAIS: GALLO CULPA GOL "RELÂMPAGO" PELA DERROTA

Pouco antes de meia hora de partida, os alvirrubros cresceram um pouco em campo. Também graças à uma postura mais precavida adotada pelo técnico Marquinhos Santos, o Náutico igualou as ações. Contudo, faltava mais velocidade para os pernambucanos chegarem ao empate. Os três volantes escalados por Gallo também prejudicavam a criação da equipe vermelha e branca. Rhayner, mesmo algumas vezes municiado pelo atacante Araújo, ficava sobrecarregado no setor de criação.

O Coritiba, ainda sem apresentar um grande futebol, ampliou a vantagem devido à uma falha de cobertura do lateral-esquerdo João Paulo. Após um cruzamento da direita do volante Gil em direção à grande área, Deivid se antecipou aos zagueiros e chutou de primeira para o fundo das redes: 2 a 0, quando o cronômetro marcava 37 minutos. O gol conteve qualquer reação dos visitantes na etapa inicial, que desceram para os vestiários já com o semblante de derrota estampado no rosto.

Segundo tempo

O fato é que o Timbu sentia bastante falta de Martinez, no meio-campo, e de Douglas Santos, na lateral-esquerda. Os paranaenses, então, continuavam aproveitando-se da ausência dos dois atletas (e presenças dos seus respectivos substitutos). Depois do intervalo, Gallo colocou Kim no lugar de Araújo. Em vão. A equipe perdeu ainda mais capacidade de criação.  Errava passes. Quando surgiu a melhor oportunidade do jogo, o Timbu desperdiçou. Aos 32, Kieza recebeu lançamento de Kim, driblou o goleiro Vanderlei e chutou para fora com a barra aberta. Ele só conseguiu diminuir faltando dois minutos para o fim do tempo regulamentar. Tarde demais.

Estádio: Couto Pereira (Curitiba-PR)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG
Assistentes: Carlos Berkenbrock/SC (Fifa) e Márcio Luiz Augusto/SP
Gols: Alemão (Náutico (contra) 2 do 1ºT), Deivid (Coritiba, aos 37 do 1ºT) e Kieza
(Náutico, aos 43 do 2ºT)
Cartões amarelos: Elicarlos (Náutico); Deivid, Lincoln (Coritiba)
Público: 13.582
Renda: R$ 150.335

Coritiba 2
Vanderlei, Vitor Ferraz, Lucas Claro, Escudero (Cleiton), Deniz Neves; William Farias, Lincoln (Thiago Primão), Rafinha (Roberto), Gil; Everton Ribeiro e Deivid. Técnico: Marquinhos Santos.

Náutico 1
Felipe; Patric, Jean Rolt, Alemão e João Paulo; Elicarlos (Rogério), Souza (Rogerinho), Josa e Rhayner; Araújo (Kim) e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.