Náutico

1 a 1

Náutico empata com Botafogo-PB e se mantém vivo na Copa do Nordeste

Com resultado, time precisa vencer Guarany por dois gols de vantagem para avançar direto. Se houver vitória simples, torce por empate do Sport contra o Botafogo

postado em 04/02/2014 21:00 / atualizado em 04/02/2014 23:26

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
João Pessoa - Demorou. Foram dois adiamentos antes de Náutico e Botafogo entrarem em campo ontem à noite, no Almeidão, para finalmente se enfrentarem pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Mesmo sem ter nada a ver com os problemas que levaram aos cancelamentos, o Timbu não pôde contar com o apoio de sua torcida. Mas este não foi o maior desafio. Esbarrando nas próprias limitações técnicas e no significativo desgaste físico, os alvirrubros conseguiram apenas evitar o pior. O empate por 1 a 1 com o Belo foi suficiente para manter os pernambucanos vivos na disputa por uma vaga nas quartas de final.

Apesar de a vitória não ter vindo, o Náutico segue dependendo somente das próprias forças para ficar com uma das vagas do Grupo D. Para isso, os alvirrubros precisam vencer o Guarany de Sobral por dois gols de diferença, em partida que será disputada amanhã no estádio do Junco. No caso de uma vitória simples, os alvirrubros precisam torcer por uma derrota ou empate do Sport diante deste Botafogo-PB.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO NORDESTÃO

Equilíbrio até na falta de finalizações
Sem tempo para treinar, não havia muitas alternativas para o técnico Lisca, que optou por manter a base que vem utilizando desde o início do Nordestão. As únicas mudanças foram as estreias do goleiro Alessandro e do lateral direito Helder Maurílio. No início do confronto, o Timbu até deu indícios de que tentaria tomar a iniciativa do confronto, mas não demorou para o Botafogo-PB começar a dominar as ações entre as intermediárias.

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Embalado pelas duas vitórias consecutivas, o Belo tentava envolver a marcação alvirrubra com velocidade, mas era atrapalhado pela própria deficiência técnica.

Foi preciso que o árbitro Suelson Diorgenes Medeiros deixasse de marcar um pênalti sobre Pedro Carmona para os alvirrubros acordarem na partida. Menos afobados, os atletas do Náutico passaram a pressionar a saída de bola adversária. Restava, porém, melhor qualidade no último passe. Como se viu em oportunidades anteriores, o ataque do Timbu não conseguia manter a bola no campo ofensivo e muito menos, produzir jogadas de real perigo.Em contrapartida, o setor de marcação funcionava com mais eficiência, obrigando o Belo a apostar nas bolas alçadas.

Segundo tempo
Pela demora no retorno do vestiário, ficou claro que o técnico Lisca tentou organizar sua equipe, que reduzira o ritmo no fim da etapa inicial. Mas, como se viu no início da partida, o Náutico voltou desligado do intervalo. Aproveitando a folga na marcação, o Belo chegou com perigo pela primeira vez, aos seis minutos. Depois de driblar o zagueiro Flávio e invadir a área, Doda fuzilou e obrigou Alessandro a espalmar para o escanteio. Mas o Timbu não entendeu o recado e no lance seguinte, pagou caro por isso. Depois de receber bom lançamento de Frontini, Doda ficou cara a cara com Alessandro e desta vez não desperdiçou.

VEJA A ANÁLISE DO BLOG DE ESPORTES SOBRE O JOGO

Como a derrota decretaria a eliminação na Copa do Nordeste, o Náutico partiu para o tudo ou nada. A desorganização e os erros de passe resultavam em contra-ataques perigosos. Mas quando tudo levava a crer que o Belo estava mais perto de ampliar do que o Timbu de empatar, os alvirrubros surpreenderam com uma boa jogada de linha de fundo. Em lance individual, Pedro Carmona se livrou da marcação, invadiu a área e cruzou rasteiro para a pequena área. Até então apagado, Hugo, bem posicionado, desviou a bola com um toque sutil e venceu o goleiro Givaldo.

Botafogo-PB 1
Genivaldo; Ferreira, Magno Alves, Everton e Celico; Zaquel, Pio, Doda e Lenílson (Thiaguinho / 29’ do 2ºT); Rafael Aidar (Cléo Paraense / 23’ do 2ºT) e Frontini (Warley / 23’ do 2ºT).
Técnico: Marcelo Vilar.

Náutico 1

Alessandro; Helder Maurílio (João Ananias / 31’ do 2ºT), William Alves, Flávio e Gerley; Rodrigo Possebon, Yuri (Gustavo Henrique / 29” do 2ºT) e Elicarlos; Zé Mário (Paulo Júnior / intervalo), Pedro Carmona e Hugo.
Técnico: Lisca.

Ficha do jogo

Local: Almeidão, em João Pessoa. Árbitro: Suelson Diorgenes de França Medeiros (RN). Assistentes: Ubiratan Bruno Viana (RN) e Francisco Jailson F. da Silva (RN). Gols: Doda (aos 7’ do 2ºT), Hugo (20’ do 2ºT). Cartões amarelos: Doda, Thiaguinho (Botafogo-PB), Yuri, Gerley, Alessandro (Náutico). Público: 8.480. Renda: R$ 88.550,00.

Paulo Paiva/DP/D.A Press