Náutico

NÁUTICO

Com três a mais, Náutico bate o Central por 3 a 0 e vira líder do Campeonato Pernambucano

Equipe alvirrubra havia iniciado mal o jogo, mas cresceu na segunda etapa

postado em 03/04/2016 17:52 / atualizado em 03/04/2016 18:16

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Rafael Martins/Esp. DP
O futebol esteve longe de ser brilhante. O time, sem inspiração. Embora não tenha feito a apresentação que a torcida esperava, o Náutico fez valer a organização tática e a superioridade técnica e, sobretudo, numérica para vencer o Central por 3 a 0, na tarde deste domingo, na Arena Pernambuco. A Patativa jogou metade do segundo tempo com três jogadores a menos (teve três expulsos - um no primeiro tempo e dois na etapa final). Os gols marcados por Daniel Morais (duas vezes) e Ronaldo Alves (que chegou a perder um pênalti) recolocaram o Timbu na liderança do hexagonal do título, com os mesmos 20 pontos do Salgueiro - mas à frente pelos critérios de desempate (fez mais gols que o Carcará: 16 x 13).

O Náutico agora volta a campo na próxima quinta-feira, quando receberá o Vitória da Conquista-BA, pela Copa do Brasil. No domingo, será a vez de decidir a liderança do Estadual, na última rodada, justamente diante do Salgueiro, no sertão pernambucano. O Timbu jogará pelo empate para terminar a fase na ponta da tabela.

O jogo
O Náutico não fez um bom primeiro tempo. Não em vão, foi para o intervalo sob vaias da torcida. Entrou em campo disperso, por vezes até dando a impressão de descrença frente ao Central - lanterna do hexagonal do título e sem chances de classificação às semifinais do Estadual. O resultado disso foi um futebol burocrático nos 45 minutos iniciais. O Timbu teve a bola de bola na maior parte do jogo. Mas criou pouco, levou sustos nos contra-ataques caruaruenses e só conseguiu finalizar uma única vez em toda a etapa. O Central, teve menos a bola nos pés, mas foi mais incisivo no ataque.

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/04/03/1534/20160403172126573795a.jpg', 'id_content': 3263836L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2016/04/03/galeria_nautico,1534/fotos-nautico-encara-o-central.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: N\xe1utico encara o Central', 'id_pk': 1534L, 'id_conteudo': 3263836L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: N\xe1utico encara o Central', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Equipe alvirrubra recebe a Patativa na Arena Pernambuco pela competi\xe7\xe3o estadual', 'schema': 'foto_12711703576'}
Aos 6 minutos, Gustavo Henrique acertou a trave timbu. A resposta alvirrubra, em marcha lenta, só veio aos 17. Renan Oliveira cabeceou consciente, a bola beijou na trave e, em seguida, o goleiro Juninho salvou em cima da linha. O Náutico encontrou muita dificuldade em ultrapassar as linhas de marcação do Central, bem povoado defensivamente.

Enquanto isso, a Patativa seguia assustando. Aos 28, Lourival faz boa jogada e mandou uma bomba para boa defesa de Roldolpho - substituto de Júlio César, vetado de última hora, com dores no dedo do pé esquerdo. Aos 34, o volante Moisés recebeu o segundo amarelo por falta dura em Rony e acabou sendo expulso. Mesmo com um a menos e se aproveitando da distração timbu, o Central chegou perto novamente aos 45 minutos. Na entrada da grande área, Índio chutou forte e o goleiro salvou de novo.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro: com o Central perdendo gol. Logo aos 2 minutos, Lourival recebeu cruzamento na medida e, sozinho na pequena área, perdeu o gol. O susto, enfim, acordou o Timbu que abriu o placar três minutos depois. Renan Oliveira tocou para Rafael Coelho, que não dominou. A bola passou livre para Daniel Morais entrar na área e mandar para as redes.

Expulsões
Aos 23 minutos, Daniel Morais foi derrubado na área por Jônotas, que já tinha amarelo e foi expulso. Em meio às reclamações da Patativa, índio também recebeu o cartão vermelho da árbitra Deborah Cecília - deixando o Central com três a menos em campo. Na cobrança da penalidade, Ronaldo Alves bateu mal e Juninho defendeu.

Com superioridade numérica, o Náutico foi para cima. Aos 37, Thiago Santana mandou uma bomba de longe e acertou o travessão. No lance seguinte, Ronaldo Alves se redimiu da penalidade desperdiçada. Após receber cruzamento na área, o zagueiro aproveitou a bobeira da defesa do Central e mandou para as redes. E ainda deu tempo para mais um. Aos 43, Daniel Morais aproveitou jogada de Thiago Santana e se esticou com a ponta de chuteira para dar números finais a vitória alvirrubra.

Ficha do jogo

Náutico 3
Rodolpho; Rafael Pereira (Joazi), Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Henrique; Rodrigo Souza (Ygor), Eduardinho, Rafael Coelho (Thiago Santana), Rony e Renan Oliveira; Daniel Morais. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Central 0
Juninho; Luiz Matheus (Jefferson Pelezinho), Vinícius, Márcio Paraíba e Jônatas; Moisés, Gustavo Henrique, Walasson e Giso (Atila); Lourival e Índio. Técnico: Flávio Barros.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Árbitro: Deborah Cecília Cruz Correia. Assistentes: Elan Vieira de Souza e Albino de Andrade Albert Junior. Gols: Daniel Morais (5’e aos 43’ do 2T) e Ronaldo Alves (38’ do 2T) (N). Cartões vermelhos: Moisés (23’ do 1T), Jônotas (23’ do 2T) e Índio (24’ do 2T). Cartões amarelos: Rodrigo Souza, Ronaldo Alves (N); Moisés, Lourival, Jônotas, Márcio (C). Público: 4.014. Renda: R$ 78.495,00.