Náutico

NÁUTICO

Náutico busca quebrar tabu de jamais passar da fase de grupos na Copa do Nordeste

As duas melhores campanhas do clube alvirrubro na competição, quando foi semifinalista, foram com o modelo 'todos contra todos', em 2001 e 2002

postado em 24/01/2017 11:45 / atualizado em 25/01/2017 11:17

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A Copa do Nordeste de 2017 começa nesta terça-feira para o Náutico, quando o clube enfrentará o Uniclinic, na Arena de Pernambuco. O time cearense é o primeiro passo para os alvirrubros na busca por um título inédito em sua galeria de troféus. Para isso, o Timbu precisará derrubar o tabu de jamais ter avançado da fase de grupos no torneio. Ao longo dos anos desde a primeira disputa, em 1994, o Nordestão teve vários formatos de disputa experimentados até chegar ao atual, com 20 clubes distribuídos em cinco grupos. Das oito participações do Alvirrubro no certame, quatro foram com o sistema de chaveamento, sem alcançar o mata-mata com o modelo.

As campanhas de maior destaque do Náutico se deram em 2001 e 2002, quando os 16 times duelavam entre si e os quatro melhores decidiam em sistema de finais para definir o campeão. Sobretudo em 2001, quando os alvirrubros encerraram a primeira fase com a expressiva marca invicta de 11 vitórias e quatro empates. Caindo apenas para o rival Sport nas semifinais pelo placar de 1 a 0, em jogo único nos Aflitos.

Nas oito vezes em que estreou, o Timbu obteve quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Foi derrotado em casa apenas uma vez, pelo América-RN, em 1998. O placar mais expressivo foi o sonoro 8 a 2 sobre o Botafogo-PB, também nos Aflitos - maior goleada dos alvirrubros na história do Nordestão.

Confira abaixo o histórico das estreias do Náutico na Copa do Nordeste e de suas participações:

1994 - CSA 4 x 1 Náutico
- A primeira edição oficial da Copa do Nordeste reconhecida pela CBF teve a particularidade de ser disputada apenas em Alagoas, como estado sede. Com a fórmula de disputa em fase de grupos, apenas com jogos de ida. Além da derrota na estreia para os Azulinos, o Timbu empatou com Bahia por 1 a 1 e com o Botafogo-PB por 2 a 2. Acabou eliminado como lanterna do Grupo A.

1997 - Náutico 2 x 0 Santa Cruz-PB - Com um molde diferente de disputa, o Nordestão 97 adotou o mata-mata, semelhante à Copa do Brasil. Após vencer a primeira partida, o empate por 1 a 1 na volta garantiu classificação. O Timbu acabou eliminado pelo Ceará na fase seguinte.

1998 - Náutico 0 x1 América/RN
- No retorno da fase de grupos, desta vez com jogos de ida e volta, mais uma participação frustrante do Alvirrubro. com apenas uma vitória e um empate em seis jogos, acabou novamente eliminado como lanterna da chave.

1999
- Não participou.

2000
- Não participou.

2001 - Botafogo-PB 1 x 3 Náutico - A primeira grande campanha do Náutico no Nordestão. Desta vez, as 16 equipes duelaram entre si apenas em jogos de ida, com os quatro melhores colocados avançando para as semifinais. O Náutico liderou a primeira fase de maneira invicta, com 11 vitórias e quatro empates. Mas acabou eliminado pelo Sport nas semifinais, pelo placar de 1 a 0.

2002 - Náutico 8 x 2 Botafogo-PB - O modelo de disputa foi repetido para o ano seguinte e o Náutico fez mais uma boa campanha. O time terminou a primeira fase em terceiro lugar e acabou eliminado pelo Bahia nas semifinais.

2003
- Os clubes pernambucanos não participaram da edição.

2010 - Náutico 2 x 0 Ceará - Após o longo hiato de sete anos, a Copa do Nordeste voltou a ser promovida pela CBF. Com datas paralelas aos campeonatos nacionais, os clubes adotaram como alternativa atuar com times formados por atletas encostados do elenco principal ou das categorias de base. O Timbu teve uma campanha discreta, encerrando a competição em 10º lugar.

2013 - Não participou.

2014 - Náutico 1 x 1 Guarany de Sobral - Com a volta da disputa em formato grupos desde o ano anterior, o Timbu mais uma vez não conseguiu passar da primeira fase. Acabou em terceiro lugar na mesma chave que tinha o rival Sport - que se sagraria campeão da edição.

2015 - Náutico 2 x 2 Salgueiro - O Timbu voltou a se encontrar com um pernambucano em sua chave. Desta vez, o Salgueiro foi o responsável por eliminar a equipe alvirrubra, quando venceu por 3 a 1 na última partida e avançou de fase.

2016 - Não participou.