Náutico

NÁUTICO

Em reconstrução, Náutico estreia na Série B com empate em 0 a 0 com o América-MG

Timbu enfrentou mineiros na vazia Arena de Pernambuco, que não pôde receber torcedores em virtude de uma punição sofrida pelos alvirrubros

postado em 12/05/2017 23:20 / atualizado em 12/05/2017 23:41

Ricardo Fernandes/DP
A estreia do Náutico na Série B pode ser vista como um aceno do que deverá ser a competição para o clube. Com mais de a metade da equipe formada por atletas da base, o Timbu jogou no limite técnico diante do América-MG. Aplicação tática à risca, disposição, raça. A proposta do técnico Waldemar Lemos buscou ao máximo suprir a ausência de qualidade técnica e tentar fazer o time jogar de igual com o adversário. Embora longe de apresentar um bom futebol, pode-se dizer que o 0 a 0 no placar da Arena de Pernambuco, na noite desta sexta-feira, acabou sendo de bom tamanho para os alvirrubros.

O Náutico volta a campo agora na próxima terça-feira, contra o Santa Cruz, no Arruda, no jogo da volta na disputa pelo terceiro lugar do Estadual. Pela Série B, o Timbu só volta a jogar no sábado, quando irá enfrentar o Figueirense, em Santa Catarina.

O jogo

Se as arquibancadas do estádio estivessem aptas a receber torcedores (o clube pagou punição e jogou de portões fechados), certamente muitos deles teriam cochilado ao longo do primeiro tempo. Náutico e América-MG fizeram um começo de jogo morno. Muito mais de transpiração do que inspiração. O Timbu, em plena reformulação imposta pela crise financeira que assola o clube, começou o jogo com seis atletas da base. Terminou a etapa inicial com sete, quando aos 29 minutos o goleiro Tiago Cardoso sentiu uma lesão muscular e cedeu vaga ao prata da casa Jeferson.

Visivelmente desentrosado, o Timbu supriu a deficiência técnica na base da dedicação. Com maior posse de bola e mais organizado, o Coelho tentou envolver o Náutico como pôde. Esbarrava na boa força defensiva alvirrubra. Na única boa chance da etapa, aos 24, os mineiros por muito pouco não abriram o placar: Rafael Lima ajeitou de cabeça e Ernandes bateu de primeira. A bola passou muito perto do gol. No mais, restou aos dois times muita correria, erros de passes e pouco futebol de qualidade.


O segundo tempo não mudou o panorama da partida. Praticamente inoperante no ataque, o Timbu se restringia à marcação. O América, por sua vez, era inofensivo com a bola nos pés. O primeiro chute da etapa só veio sair aos 25 minutos. Em um lance isolado, Alison puxou um contra-ataque e deixou Jefferson Renan em condição de finalizar. O chute, porém, saiu torto. Aos 30, sobressaindo-se no ataque, Alison viu o goleiro adiantado e mandou do meio de campo. A bola passou longe, bem como longe estiveram as duas equipes de balançar as redes.

Ficha técnica

Náutico 0
Tiago Cardoso (Jeferson); David, Tiago Alves, Nirley e Manoel; Darlan, João Ananias, Cal, Jefferson Nem (Jefferson Renan) e Erick (Giva) e Alison. Técnico: Waldemar Lemos.

América-MG 0

João Ricardo, Alex Silva, Messias, Rafael Lima e Ernandes; Juninho, Gustavo Blanco, Gérson Magrão e Ruy (Renan Oliveira); Matheusinho (Felipe Amorim) e Pilar (Hugo Cabral). Técnico: Enderson Moreira.

Local: Arena de Pernambuco. Árbitro: Vinícius Furlan (SP). Assistentes:  Alex Ang Ribeiro (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP). Gols: Cartões amarelos: Giva (N); Ernandes (A).