Náutico

NÁUTICO

Com gol de Calixto, Náutico surpreende e vence o Vila Nova no estádio Serra Dourada

Timbu sofreu no segundo tempo, mas segurou vitória jogando fora de casa

postado em 01/08/2017 22:29 / atualizado em 01/08/2017 22:36

CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A luz no fim do túnel voltou a brilhar mais forte para o Náutico. Pela segunda vez nesta Série B em 18 rodadas, o Timbu sentiu o gosto da vitória. Apresentando um futebol eficiente, sobretudo no primeiro tempo, quando fez o gol com o zagueiro Breno Calixto, os alvirrubros surpreenderam o Vila Nova, então vice-líder da competição, no estádio Serra Dourada. Três pontos que voltam a trazer alguma esperança para o torcedor, que agora aposta na chegada do técnico Roberto Fernandes para dar seguimento ao que seria uma incrível arrancada para escapar da Série C.

Voltando a vencer após cinco rodadas, o Náutico chegou aos 11 pontos. O Timbu se mantém como lanterna, mas diminuiu para dez pontos a diferença para o Brasil de Pelotas, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O Alvirrubro agora volta a campo na próxima sexta-feira, quando receberá a equipe da Luverdense, na Arena de Pernambuco.

O jogo

O Náutico apresentou uma postura diferente em campo desde os primeiros minutos da partida. O técnico interino Levi Gomes optou por escalar apenas um volante, Amaral, deixando o time mais ofensivo em campo, porém sem perder o ímpeto defensivo decair - naquele que certamente será o maior legado deixado pelo treinador Beto Campos, demitido no último domingo. Com o meia Bruno Mota atuando como segundo volante, o Timbu ganhou em saída de jogo e conseguiu igualar com o adversário na pegada. Tanto que as melhores chances do primeiro tempo foram da equipe alvirrubra.

Aos 18 minutos, Ávila cruzou e Matheus Muller por muito pouco não marcou contra. Ajustado em campo, o Timbu pouco a pouco foi deixando de lado os cruzamentos esticados e os chutes tortos de fora da área para ir colocando mais a bola no chão. Surpreendendo o Vila Nova com uma postura agressiva, foi recompensado aos 32. Diego Miranda chutou, a bola desvia em Maguinho e sobrou limpa para o zagueiro Breno Calixto mandar para as redes. Era a segunda vez que o Náutico saia na frente do placar na competição - a outra foi justamente na vitória sobre o ABC.

Com a vantagem no placar, o Timbu voltou para o segundo tempo mais acuado, visando sair mais nos contra-ataques. E sofreu para segurar o Vila, que cresceu no jogo e passou a dominar o Náutico. Aos 3 minutos,cruzamento na área, falha de David e Wallyson finalizou para boa defesa de Tiago Cardoso. Aos 11, Matheus Muller assustou em cobrança de falta. Cinco minutos depois, Moisés recebe lançamento de Alan Mineiro, sai frente a frente com Tiago Cardoso e bate cruzado para fora.

Entre os 25 e 30 minutos, o Timbu até tentou colocar mais a bola no chão. Chegou a trocar passes na intermediária goiana. Mas praticamente não incomodou o adversário. Solto na partida, Matheus Muller voltou a arriscar aos 35 e de longe a bola raspou a trave alvirrubra. Na reta final, Levi Gomes tirou o atacante Erick para a entrada do zagueiro Aislan. Aos 47, Manoel fez falta em Fernando Medeiros e foi expulso. Falta perigosa que Matheus Muller mandou na trave. Fechado ao máximo, restou ao Timbu esperou o tempo passar para comemorar a vitória.

Ficha do jogo

Vila Nova 0
Luís Carlos; Maguinho, Alemão, Wesley Matos e Mateus Muller; PH (Tiago Adan), Geovane, Alan Mineiro (Fernando Medeiros) e Alípio; Matheus Anderson (Wallyson) e Moisés. Técnico: Hemerson Maria.

Náutico 1
Tiago Cardoso; David, Phelipe Gabriel, Breno Calixto e Ávila (Manoel); Amaral, Bruno Mota e Diego Miranda; Erick (Aislan), Iago (Gerônimo) e Gilmar. Técnico: Levi Gomes (interino).

Local: Serra Dourada, em Goiânia. Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR). Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Luiz H. Souza Santos Renesto (PR). Gols: Breno Calixto (32’ do 1ºT) (N). Cartão vermelho: Manoel (47’ do 2ºT).  Cartões amarelos: Amaral (N).