Náutico

NÁUTICO

Com um a menos durante o segundo tempo, Náutico não segura o Oeste e perde por 1 a 0

Com o resultado da partida, Timbu viu a distância para a porta de saída da zona de rebaixamento da Segundona aumentar de cinco para sete pontos

postado em 16/09/2017 18:21 / atualizado em 16/09/2017 19:24

MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Foram 15 minutos com alguma ambição de vitória, ainda que tímida. Outros 57 minutos tentando segurar o empate, conquistar um ponto, sendo 27 com um jogador a menos. Seguiram-se 24 minutos correndo de forma desorganizada e pouco efetiva em busca do restabelecimento da igualdade. Em vão. Síntese da atuação do Náutico na derrota para Oeste, neste sábado, por 1 a 0, gol marcado por Robert aos 25 minutos do segundo tempo. Resultado que aumentou a distância do Timbu para o 16º colocado. Agora, são sete pontos para a porta de saída da zona de rebaixamento – eram cinco. 

A ambição de chegar ao gol esteve presente nas duas equipes nos minutos iniciais da partida, e deu o ritmo do jogo na etapa inicial. As atitudes ofensivas deixaram espaços em campo para a troca de passes e contra-ataques. O cenário foi favorável ao Oeste, que criou as suas melhores chances aproveitando uma certa desorganização alvirrubra na marcação das laterais e dentro da área, combinação que resultou em cruzamentos perigosos. Foram três chances claras criadas em jogadas assim. 

O time paulista não balançou as redes nesses lances por incompetência nas finalizações. Raphael Luz teve a primeira, aos 14 minutos. Livre de marcação, cabeceou por cima da meta de Jefferson. Quatro minutos depois, o mesmo Raphael teve mais uma chance. Novamente de cabeça, mandou para fora. Aos 19, foi a vez do zagueiro Joílson desviar o cruzamento de Mazinho. A bola passou perto do gol de Jefferson. Antes da sequência de cruzamentos do Oeste, o Náutico havia chegado bem ao ataque aos 5 e 13 minutos, em dois chutes de longa distância, de Giovanni e Diogo Miranda. Nos dois, o goleiro Rodolfo deu rebote, mas ninguém da equipe pernambucana estava perto para aproveitar.  

 A marcação alvirrubra melhorou quando o atacante Willian deixou o campo lesionado, aos 25 minutos. O técnico Roberto Fernandes optou por colocar Manoel, que assumiu a lateral esquerda - Ávila passou a atuar no meio de campo, pelo lado direito, formando uma linha de quatro no setor. Com a região do campo mais preenchida, Náutico conteve as investidas do Oeste, que ainda chegou com perigo mais uma vez. Aos 37, Gabriel Vasconcelos arriscou de longe. Jefferson rebateu. Para a sua sorte, Aislan chegou antes do adversário e colocou a bola pela linha de fundo.

Antes do fim do primeiro tempo, entretanto, o Náutico sofreu o revés que complicaria a sua situação na partida, por irresponsabilidade de Ávila. Ele havia recebido um cartão amarelo porque “esbarrou” no goleiro Rodolfo quando este iria repor a bola. Aos 43, interceptou um lançamento do Oeste com a mão. Recebeu a segunda advertência e foi expulso. O Timbu voltaria para o segundo tempo com um atleta a menos, portanto. 


Segundo tempo

Como era esperado, o jogo foi retomado no segundo tempo com a predominância ofensiva do Oeste. Absoluta, desta vez. Ao contrário do primeiro tempo, o Náutico, com um a menos em campo, não conseguiu chegar ao ataque nem mesmo com chutes de média e longa distância. Parecia querer segurar o resultado, conquistar um ponto. Isso ficou ainda mais claro quando Roberto Fernandes, aos, 25 minutos, sacou Rafinha e colocou Rafael Schuster.

No lance seguinte, porém, o Timbu sofreu o gol. Em mais um cruzamento na área alvirrubra, o Oeste balançou as redes com Robert - a bola tocou no braço do atleta e entrou, mas nem o árbitro nem o assistente perceberam a irregularidade e o gol foi validado. A vantagem deixou o Oeste numa situação mais cômoda, sem forçar tanto o ataque como vinha fazendo. Ao Náutico, restou buscar o empate no desespero, sem sucesso. 

Ficha técnica

Oeste

Rodolpho; Daniel Borges, Joílson, Leandro Amaro e Guilherme Romão; Lídio (Robert), Betinho, Mazinho e Raphael Luz (Fabrício); Danielzinho e Gabriel Vasconcelos (Jheimy). Técnico: Roberto Cavalo

Náutico

Jefferson; Joazi, Aislan, Feliphe Gabriel e Ávila; Amaral, Diogo Miranda (Vinícius) e Giovanni; Rafinha (Willaim Schuster), Gilmar e Willian (Manoel). Técnico: Roberto Fernandes.

Estádio:
Arena Barueri. Árbitro: Grazianni Maciel (RJ). Assistentes: João Luiz Coelho (RJ) e Wendel Gouveia (RJ). Gol: Robert (25' do 2ºT). Cartão amarelo: Joílson e Robert (O); Ávila, Diogo Miranda e Jefferson (N). Cartão vermelho: Ávila (43min do 2ºT).