Sport

SPORT

Sport coleciona mais uma má apresentação e estreia com derrota na Série A para o Flamengo

Jogando com um atleta a menos durante todo segundo tempo, após expulsão de Rithely, Leão não teve forças contra o Flamengo e deixa RJ sem somar pontos

postado em 14/05/2016 18:05 / atualizado em 14/05/2016 19:10

João de Andrade Neto /Superesportes

Williams Aguiar /Sport
O Sport queria ter no Campeonato Brasileiro, um recomeço na temporada. Mas querer, nem sempre é poder. Em mais uma atuação fraca e novamente apresentando uma ineficiência assustadora no setor ofensivo, o Leão foi derrotado por 1 a 0 para o Flamengo, neste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Foi a 7ª derrota do rubro-negro pernambucano em 35 estreias na Série A. No próximo domingo, uma nova chance de recuperação, contra o Botafogo, na Ilha do Retiro. Mas para isso, será preciso muito mais do que palavras. 

Para a partida, o técnico Oswaldo de Oliveira apostou em uma formação mais ofensiva, tendo apenas Rithely como volante de origem, com o meia Gabriel Xavier auxiliando na proteção da zaga, mas também tendo a missão de auxiliar na frente. Função que o meia João Paulo desempenha no Santa Cruz, por exemplo. A ideia era dar mais força ao ataque do Leão, que havia marcado apenas seis gols, nas últimas 12 partidas e é reconhecido pelo próprio treinador como o principal ponto falho da equipe. 

Porém, a estratégia também teria seus efeitos colaterais. O principal deles, a diminuição da pegada no meio de campo. E não demorou muito para a ousadia cobrar a fatura. Logo aos quatro minutos, após corte mal feito por Durval, Willian Arão ganhou do capitão leonino na corrida e cruzou para Everton fazer o primeiro gol do Campeonato Brasileiro 2016.
Com a desvantagem precoce, a torcida do Sport era para que estratégia de Oswaldo desse certo. Mas não foi o que se viu, com o time pernambucano demonstrando, novamente, uma imensa dificuldade de oferecer perigo à meta adversária, com Lenis, Mark González e Vinícius Araújo, mais uma vez, mostrando um futebol inofensivo. 

Tanto que a única vez que o goleiro Paulo Victor precisou ser acionado foi em uma falta cobrada pelo meia Diego Souza, sem muito perigo. O Flamengo, que também possui suas deficiências, após o gol também diminuiu o ímpeto, tornando o primeiro tempo fraco em oportunidades. 

Williams Aguiar /Sport
Para a etapa final, os dois treinadores não fizeram nenhuma modificação. Mas o Sport não demoraria para ter uma baixa importante. Logo aos 30 segundos, Rithely, um dos poucos que se salvavam na equipe, fez falta dura em Cuellar e foi expulso. Com isso, Oswaldo de Oliveira teve que recompor seu setor de marcação sacando González para a entrada do volante Serginho, agravando a inoperância ofensiva. Um time que não chuta em gol.

Os cariocas por sua vez, mesmo com um jogador a mais em campo, seguiam em ritmo lento, abusando dos toques laterais e irritando a torcida. Assim, só aos 32 minutos veio o primeiro lance de perigo do segundo tempo, com Ederson obrigando Magrão a fazer uma boa defesa. O goleiro rubro-negro ainda aparecia mais duas vezes evitando uma derrota maior. Recuperando a forma, aos 39 anos. Talvez, o único ponto positivo de mais uma fraca atuação leonina.

Ficha do jogo

Flamengo 1
Paulo Victor, Rodinei, Léo Duarte, Juan e Jorge; Cuéllar, Willian Arão e Mancuello (Alan Patrick); Émerson Sheik (Marcelo Cirino), Éverton e Guerrero (Ederson). Técnico: Muricy Ramalho

Sport 0
Magrão, Samuel Xavier, Henriquez, Durval e Renê; Rithely, Gabriel Xavier, Diego Souza, Mark González (Serginho) e Lenis (Túlio de Melo); Vinícius Araújo (Neto Moura). Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP). Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP). Gol: Éverton (4 min do 1º). Cartões amarelos: Emérson Sheik, Guerrero (F) Expulsão: Rithely (S). Público: 9.387. Renda: R$136.920