Sport

SPORT

Sport joga mal, perde para o Atlético Paranaense e ainda segue ameaçado pelo rebaixamento

Com derrota para o melhor mandante do Campeonato Brasileiro, time rubro-negro pode ver distância para a zona de degola diminuir para apenas um ponto

postado em 20/11/2016 17:59 / atualizado em 20/11/2016 19:48



Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Diante do gramado sintético da Arena da Baixada, o Sport foi mais um engrossar os números positivos do Atlético-PR como mandante neste Campeonato Brasileiro, com aproveitamento superior aos 86%. Com o placar definido no primeiro tempo, quando teve uma atuação discretíssima, o Leão acabou derrotado por 2  a 0 neste domingo e pela segunda vez consecutiva desperdiçou a chance de praticamente se livrar do risco do rebaixamento. Pior. Pode ver a zona de queda, que já esteve a cinco pontos de distância, ficar a apenas um, caso o Internacional vença o Corinthians nesta segunda-feira, em São Paulo. 

Nas duas próximas rodadas, o Sport terá pela frente dois times matematicamente já rebaixados. Sábado, encara o lanterna América-MG, em Belo Horizonte. Na última rodada, recebe o Figueirense. Adversários teoricamente fáceis. Mas é bom não dar sopa para o azar. De toda forma, a pressão está de volta à Ilha do Retiro. É preciso recuperar a pegada do começo da era Daniel Paulista.

O jogo
Se foi por conta do gramado sintético ou não, o fato é que o primeiro tempo do Sport foi o mais fraco do time sob o comando do técnico Daniel Paulista. Com a equipe errando passes em demasia e sem conseguir criar ofensivamente, o goleiro Weverton foi um mero espectador durante todo o primeiro tempo. Nem a boa movimentação de Rogério à frente, com o Leão atuando sem um jogador de referência na área, ajudou no volume ofensivo da equipe. O costarriquenho Rodney Wallace, retornando da seleção da Costa Rica, parecia perdido, enquanto Everton Felipe e até mesmo Diego Souza também estiveram apagados.

Para piorar, além da falta de força no ataque, a defesa do Sport também parecia desencontrada em campo. Mais adaptado ao piso artificial, o Atlético-PR agradeceu e aproveitou para marcar seus gols em dois cochilos dos marcadores leoninos. O primeiro aos 21 minutos, com André Lima cabeceando na pequena área. Magrão ainda fez a defesa, mas no rebote, a bola bateu no atacante atleticano e entrou.

Com a vantagem no placar, os donos da casa recuaram e mesmo assim o Sport não soube tirar proveito do maior espaço para trabalhar ofensivamente. E não demoraria para o Furacão ampliar após nova moleza da defesa pernambucana, com Renê sendo vencido facilmente na cobertura e o atacante Pablo finalizando no braço do volante Ronaldo dentro da área. Na cobrança da penalidade, o zagueiro Thiago Heleno chutou forte, no meio, e ampliou merecidamente para os donos da casa.

Segundo tempo
Apesar da fraca atuação na etapa inicial e da desvantagem no marcador, o técnico Daniel Paulista não fez nenhuma alteração no time para o segundo tempo. O Sport, pelo menos, voltou mais ligado na partida. Tanto que Diego Souza desperdiçou uma boa chance logo aos sete minutos, após a primeira boa jogada trabalhada ofensivamente pela equipe. Nesse ritmo, o Leão, finalmente, obrigou o goleiro Weverton a trabalhar, ao fazer uma grande defesa aos 14 minutos, impedindo o primeiro gol pernambucano após cabeçada de Rithely.

Sentindo o melhor momento do seu time na partida, Daniel Paulista fez duas mudanças para dar ainda mais poder de fogo ao Sport ao sacar o apagado Everton Felipe para a entrada de Gabriel Xavier e com Ronaldo cedendo lugar para Apodi. Com as alterações, o Furacão também passou a ter mais espaços para os contra-ataques. Era o risco que o Leão teria que correr. E correu, com os donos da casa chegando algumas vezes com perigo à meta de Magrão.

Daniel Paulista ainda tentou a última cartada ao colocar o centroavante Túlio de Melo em campo na vaga de Rodney Wallace. Normalmente, quando o camisa 99 entra em campo é sinal de desespero. E pouca efetividade. Foi assim mais uma vez. 

Ficha do jogo

Atlético-PR 2
Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas (Sidcley); Otávio, Hernani, Lucho González (Marcos Guilherme), Lucas Fernandes (Nikão) e Pablo; André Lima. Técnico: Paulo Autuori.

Sport 0
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Ronaldo (Apodi), Rithely, Éverton Felipe (Gabriel Xavier), Diego Souza e Rodney Wallace (Túlio de Melo); Rogério. Técnico: Daniel Paulista.

Local: Arena da Baixada, em Curitiba. Árbitro: Dewson Fernando Freitas (PA). Assistentes: Helton Nunes (SC) e Vinícius Furlan (SP). Cartões amarelos: Ronaldo e Rithely (S). Gols: André Lima (21 do 1º tempo) e Thiago Heleno (34 min do 1). Público: 23.802
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/11/20/1768/20161120190901475041o.jpg', 'id_content': 3344313L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/11/20/galeria_sport,1768/fotos-atletico-pr-1-x-0-sport.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Atl\xe9tico-PR 2 x 0 Sport', 'samesite': True, 'id_pk': 1768L, 'id_conteudo': 3344313L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Atl\xe9tico-PR 1 x 0 Sport', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Le\xe3o sentiu muita dificuldade com o gramado sint\xe9tico, demorou para se adaptar e sofreu os dois gols da derrota ainda no 1\xba tempo', 'schema': 'foto_12711703576'}