Sport

SPORT

Entenda o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que fez o Sport lucrar com a venda de Joelinton

Leão terá direito a 2,25% do valor recebido pelo Hoffenheim, da Alemanha, para liberar o atacante Joelinton para o Newcastle, da Inglaterra

postado em 24/07/2019 09:00 / atualizado em 24/07/2019 08:47

<i>(Foto: Serena Taylor/Newcastle United)</i>
Para incentivar as equipes a investir nas categorias de base, a FIFA desenvolveu, no início do século, o chamado Mecanismo de Solidariedade. Através dele, as equipes formadoras ganham uma porcentagem de todas as transferências internacionais dos jogadores que revelaram. Através desse mecanismo, o Sport receberá um retorno financeiro pela ida de Joelinton do Hoffenheim-ALE para o Newcastle-ING.

O Mecanismo dá direitos percentuais a todas as equipes em que os jogadores atuaram com contrato definitivo (sem ser por empréstimo) entre os 12 e os 23 anos. Até os 15 anos, cada temporada dá direito a 0,25% do valor das transferências internacionais. Entre os 16 e os 23 anos, esse valor passa a ser de 0,5%. Isso totaliza um percentual máximo de 5% do montante da transferência internacional para as equipes formadoras.

Como Joelinton defendeu o Sport entre os 14 e metade dos 19 anos, a equipe tem direito a 2,25% do valor total da transferência do atacante, que não foi anunciado oficialmente, mas deve girar em torno de 40 milhões de euros (R$ 168 milhões). Esse valor é cumulativo e, em caso de outra transferência internacional de Joelinton, o Leão volta a receber 2,25% do montante.

Além do Sport, a partir de agora, o Hoffenheim também terá direito a 1,75% das futuras transferências internacionais, uma vez que o atleta defendeu o clube alemão da metade dos 19 até os 22 anos. Além disso, o Newcastle deve ficar com direito a 0,5% das negociações. O valor total do Mecanismo de Solidariedade de Joelinton nunca chegará aos 5%, uma vez que o jogador não tinha vínculos com nenhum clube entre os 12 e 13 anos de idade.

Esse Mecanismo só é válido para transferências internacionais, ou seja, quando um jogador é negociado por um clube de um país para um de outro país. Assim, caso Joelinton seja revendido pelo Newcastle para outro clube inglês, o Sport, assim como o Hoffenheim, não terá direito a nenhum dinheiro da transferência.

Além de Joelinton, o Leão também tem direito a valores em casos de transferências internacionais de diversos jogadores que defenderam o clube antes dos 23 anos com contrato definitivo. Assim, o Sport ainda pode se beneficiar de eventuais transferências de jogadores como Everton Felipe e Renê.