Remanescente de 2018, Sander se tornou capitão e fez parte de sólido sistema defensivo (Foto: Paulo Paiva/AGIF)
Normalmente, a fórmula de sucesso para um time vencedor começa com uma boa defesa. Afinal, um time que sofre poucos gols acabam diminuindo muito as chances de sair derrotado. E com o Sport não foi diferente na Série B 2019. Segundo time a garantir o acesso, o Leão tem a terceira melhor defesa do campeonato, atrás de Bragantino e Atlético-GO, com apenas 29 gols sofridos em 37 jogos.
Um fator que em muito contribuiu para esse bom desempenho defensivo foi o entrosamento, pois desde a chegada do técnico Guto Ferreira, em fevereiro deste ano, a linha de defesa e até mesmo um dos volantes - setor que sofreu bastante alterações - conquistaram lugar cativo no time. Não obstante, Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Charles, aparecem entre os jogadores que mais vestiram a camisa do Leão em 2019, todos com mais de 40 partidas realizadas. Um pouco atrás, fica o capitão Sander, que devido a problemas de lesão e por causa de protocolos para choques com a cabeça ao longo da temporada, acabou se apresentando apenas em 35 oportunidades.
Porém, nem por isso, o jogador passou a ser menos importante, um dos poucos remanescentes do time rebaixado em 2018 entre os titulares, Sander se tornou o capitão da equipe desde a saída de Magrão do time após a chegada de Guto Ferreira ao comando do Leão. Além disso, o camisa 12, famoso pela raça e grande capacidade de marcação, coroou a boa fase com gols, anotando dois na Segundona, melhor marca da carreira.
Fotos: Confira as imagens do acesso do Sport diante da Ponte Preta, na Ilha do Retiro
Não existe uma descrição para essa imagem ou galleria
Na zaga, Adryelson e Thyere viveram momentos de altos e baixos, mas se mantiveram sempre como titulares absolutos da equipe com Guto Ferreira. Durante alguns jogos (a partir do jogo diante do América-MG) no começo do returno, os defensores, especialmente o segundo deles, foi bastante criticado pela torcida devido a falhas em lances capitais, além de problemas na saída de bola. Porém, com o tempo e a confiança que pareceu inabalável do treinador, as boas atuações voltaram e os jogadores retornaram à forma de outrora e se consolidaram com partidas seguras na reta final da segundona.
Charles - o ladrão e o motor
Se há um jogador que pode ser a considerado a cara do Sport nesta campanha do acesso à Série A 2020 é o volante Charles. Importantíssimo no setor defensivo e motor do time nas subidas ao ataque, o jogador vindo por empréstimo do Internacional é o jogador com o maior número de desarmes bem sucedidos (103) da Segunda Divisão e o atleta do Leão que mais deu passes na Série B, 5º em números gerais com 1369 toques corretos.
Titular absoluto ao longo de toda a campanha da Série B, o jogador também é quem mais recebeu cartões amarelos durante toda a trajetória. Foram nove cartões em 33 partidas disputadas. Além disso, Charles também é o jogador que mais fez faltas pelo Sport na Segundona com 75 infrações, média de 2,3 por embate.
Ladrão de bolas da Série B, Charles foi um dos jogadores mais regulares da campanha (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Fotos: Veja fotos dos outros acessos do Sport à Série A